Por onde anda o Magalhães?
Para tomar nota:
"Apenas um por cento dos alunos do ensino básico não usam Internet em casa ou na escola. A maioria tem computador, mas para um em cada cinco o acesso à Internet faz-se em casa de familiares, de amigos, na escola ou na biblioteca municipal.
...
É nas aulas de Tecnologias da Informação e Comunicação que é mais usada e só um quinto das inquiridas usa nas restantes disciplinas. Os professores ainda não fazem uso desta ferramenta para publicar trabalhos ou comunicar com os estudantes, revela o estudo" (Publico)
10 comentários:
Acho piada à informação, saída do tal "estudo", de que os professores não fazem uso dos computadores «para publicar trabalhos ou comunicar com os estudantes».
Pondo de lado a questão da publicação de seus trabalhos, uma vez que isso implica, geralmente, direitos autorais e não só, tenho de admitir que nenhum professor necessita de computador para ensinar, a não ser ensinar informática.
Quanto a utilizar essa ferramenta para comunicar com os estudantes, isso não passa de alucinação de quem não pensa.
Imaginem-me professor a ter de passar horas junto deste monitor, radioactivo e destruidor da visão, para responder a dúvidas de dezenas de estudantes.
E o tempo para estudo e preparação das aulas?
E para elaboração de estratégias eventualmente a implementar ou a diversificar no decorrer do tempo?
E para rever e avaliar testes?
Sim, como arranjaria tempo para isso, porque as aulas diárias, na escola, teriam de continuar, e as reuniões semanais, às vezes mais do que uma, com os meus pares também.
E eu teria de continuar a poder dormir as horas necessárias, que seriam sempre insuficientes, a podere ter tempo para me alimentar, a ter de gastar 1, 2 ou mais horas, consoante as distâncias de casa à escola, em deslocações.
E como arranjar tempo para os meus filhos? E para a minha mulher? E para mim?
Deixem-se de sonhos surrealistas! Deixem-se de conversa fiada...!
TENHO DITO
A alucinação passa por estes "génios".
Direitos de autor - ora se um professor colocar na Net um Texto para discussão, uma séria de problemas ou equações para resolver, obriga a "direito de Autor"?
Monitor radioactivo? Dá cabo da vista? Outros argumentos para não utilizarem a Internet, mas estes não.
Só demonstra que os professores por ensinarem pensam que já sabem tudo e não querem aprender mais. Não querem porque são calões, habituara~-se por anos e anos à mesma matéria, aos mesmos sumários e hoje, foram ultrapassados e não querem aprender.
Alguem acredita que um professor de Educ Fisica prepara as aulas? De matemática, de Português e de Inglês durante a maioria delas?
Não chamem de parvos aos portugueses, pois na sua grande mairia estes sabem que isso não é verdade, é mentira. Não querem aprender. Não querem ensinar de modo diferente do que veem fazendo anos a fio.
A mim , não me enganas tu ... lá diz uma muito velha cantiga popular
1. Língua Portuguesa - Que trabalho dá esta disciplina?
2. Históri. E Est? A história muda no dia a dia mas para os professores.
3. Língua Estrangeira I - Inglês
4. Língua Estrangeira II - Francês _ Não é a mesma lenga lenga todos os anos? Se formos reparar até os sumários de um ano para o outro são iguais
5. Matemática - terão que rever em casa, horas a fio, que 2+2 são 4
6. Ciências Naturais - Outra cadeira que dá imenso trabalho a estudar no dia anterior a cada aula
7. Físico-Químicas - só se for com medo de alguma explosão quando dum exercício prático de química. Será que as Leis da Fisica tambem mudam de um dia para o outro nos cardápios por onde ano após ano seguem as matérias
8. Geografia
9. Educação Física - Aqui é que a porca torce o rabo. Treino no Ginásio para baixar as "banhas" causadas por tão pouco esforço fisico e mental
10. Educação Visual - uns rabiscos na noite anterior para não ficar mal visto na apresentação do trabalho a efectuar pelos alunos
11. Educação Tecnológica - aqui sim, muito trabalho por falta de material para executar os trabalhos de Alta Tecnologia
12. Educação Moral R.C. - tem que ir à missa de vez em quando para saber o que se passa em cada um dos temas a abordar e não ficar mal visto com as diversas etnias, usos e costumes morais e religioso de cada discente
13. Estudo Acompanhado - estuda em casa com acompanhamento - musical, com musica de fundo
14. Área Projecto - dificil este estudo fora de horas, por falte de Area (espaço) para o treinar
15. Formação Cívica - estão treinados, pois os alunos nas aulas e nos recreios "dão uma lições de bom comportamernto moral e cívico" que nas aulas podem facilmente postas a debate
É ISSO - CONTARAM BEM - SÃO 15
Cada dia que passa, ficamos com a sensação de que o consumo de vitaminas e revitalizantes do fisico e do cerebro, estão a aumentar por este trabalho fora de horas dos professores.
Coitados, é ve-los sair das escolas, de bengala ou de muletas, cabeça baixa, extenuados de tantas horas de trabalho.
RESPOSTA AOS DOIS ANTERIORES COMENTÁRIOS
Dois comentários que devem ser do mesmo autor.
1 - Começo pelos "direitos de autor" para perguntar isto: se a Net serve apenas para os professores lá colocarem textos para discussão... ou problemas de matemática, para que servirão as aulas?
2 - Quanto aos estragos provocados pelo monitor que temos à nossa frente, não sabia? Então descuide-se e depois que sejam os meus impostos a pagar os tratamentos de que vier a necessitar.
3 - Quem lhes disse que um professor, pelo facto de ensinar, não quer aprender mais? Não os confundam com vocês mesmos!
4 - Quanto a darem ou não a mesma matéria, isso é da responsabilidade do Ministério da Educação. E não tem mal se for a mesma, ou tem? O que importa é a maneira de a dar, e esta varia de ano para ano, de turma para turma e até considerando a diversidade de alunos que o professor tem pela frente numa mesma turma.
Não sendo eu professor, sei no entanto que é assim. Aprenda enquanto pode (se for capaz) senhor comentador.
5 - Se algum professor de educação física não prepara as aulas, não sei. Mas não confundam a parte com o todo. Pelo menos finjam que são inteligentes!
Os das outras disciplinas preparam-nas, forçosamente, porque em cada dia, em cada aula, há circunstâncias diferentes, novos problemas, dúvidas, necessidades inesperadas de alteração no modo de agir, etc. etc. Isso implica um contínuo repensar no que se faz ou pode ter de se fazer. Não sabiam? Pois não, embora pensem que sabem do que escrevem! Mas eu sei, e não sou professor.
6 - Quem está a chamar parvos aos portugueses é você, meu caro. Aliás os nossos governantes também assim agem! A conversa deles, tal como a vossa, é mesmo de e para parvos!|
7 - «Não podem ensinar de modo diferente do que vem acontecendo anos a fio», diz você.
Trata-se de outro facto que desconhece totalmente. Não sabe que a diferenciação imposta pelo Ministério nestes últimos anos foi para pior? Não sabe que ainda há 10 ou 12 anos se ensinava como se entendia ser necessário e os alunos aprendiam? E não sabe que depois que se passou a ensinar de acordo com as imnposições dos "sábios" do Ministério os alunos deixaram de ter interesse na aprendizagem? Não sabe, pois não? Pois não! Mas poderia saber se fosse capaz. Porque disto eu sei, e não sou professor.
AO COMENTADOR SEGUINTE, que deve ser o autor do comentário anterior, tenho de lhe dizer que o professor não tem de estudar a matéria a dar (pensa que um professor é o quê?).Tem sim de pensar no modo, nas estratégias a utilizar para que os alunos captem o que é (pelo menos) minimamente necessário.
Mas em relação ao comentário deste 2º autor fico por aqui. Vejo que, como alguém já disse noutros momentos, não vale a pena perder tempo. O burro do Sr. Francisco merecia mais atenção.
TENHO DITO
Um óptimo vendedor de "banha da cobra".
Fala, fala, fala...
A grande maioria dos seus demagógicos argumentos podem ser facilmente desmontados.
Não vamos gastar mais um minuto com este tipo de sobranceria intelectual, com um egocentrista intelectual que demonstra ter uma visão mais que retrógrada da realidade actual do ensino e da vida no seu dia a dia.
Pode tentar defender a classe dos professores com um unico propósito que é esconder a vida do dia a dia dessa classe que em nada corresponde à verdade que se pretende aqui, em mais este comentário, fazer passar como verdade única. Demontra que é alguem que não só nao acompanha o realismo dos dias de hoje, mas pior não quer entender que essa verdade hoje já existe.
Um espelho, em sua própria casa, pode falar horas a fio para esse espelho e assim, ainda ficará mais autoconvencido das suas teorias.
Cuide-se.
CUIDE-SE, digo eu.
E se se atreve a dizer que pode desmontar os meus argumentos, tente desmontá-los. Tente! Tente!
Mas não aldrabe! Não meta os pés pelas mãos, como tem feito até agora...
Como pode falar de "visão retrógrada" se não vê?
Entendo muito bem o que pretende, mas não tem sorte...
Como se atreve a falar do que quer que seja, se nem de si próprio o pode fazer por não saber quem é nem o que é nem o q anda cá a fazer?
TENHO DITO
Escreve, escreve, mas nada de novo. O disco é sempre o mesmo, a cassete é a mesma de sempre. Como não tem argumentos para a grande maioria das situações reportadas, tenta através da má educação agredir verbalmente quem está contra si.
Situações dete tipo fazem-me recordar tempos idos, mas que infelizmente ainda hoje ainda continuam.
Há pessoas mal formadas em todo o lado, de todas as idades e de todas as profissões.
As criaturas inteligentes que passarem por aqui e lerem estes comentários saberão quem é mal formado, quem fala acertadamente, quem vai dizendo alguma coisa de novo, e quem tem educação.
A si, sr. comentador, que é quem lida com cassetes e banha da cobra, limito-me a dizer, ou melhor, a perguntar: PERDER TEMPO PARA QUÊ?
TENHO DITO
Os inteligentes que passam por aqui são só os "Professores e seus defensores", pois todos os outros estão a ser apelidados de estúpidos, não é isso?
Quem está a sugerir que é assim é você. Eu não disse isso.
Será que está a rever-se nas suas próprias palavras?
TENHO DITO
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