Felizmente que o olhar de hoje - como é, certamente, o de quem aqui colocou esta interessante imagem - é diferente do olhar de "antigamente". Se esta foto foi tirada por alguém que gostava de fotografar, tudo bem, é só mais uma fotografia. Mas se se trata de um "postal" - bilhete postal, postal ilustrado, postal comercial - então sou forçado a admitir que este postal reflecte mau gosto e um sentimento ideológico tendencioso. O sentimento colonialista no seu tempo, a tentar iludir os menos esclarecidos, a tentar convencê-los, de forma sub-reptícia, de que os negros eram mesmo indígenas, selvagens, numa palavra. Felizmente que esse tempo já lá vai. Respeitemos esta inocente imagem. Sérgio O. Sá
2 comentários:
Felizmente que o olhar de hoje - como é, certamente, o de quem aqui colocou esta interessante imagem - é diferente do olhar de "antigamente".
Se esta foto foi tirada por alguém que gostava de fotografar, tudo bem, é só mais uma fotografia.
Mas se se trata de um "postal" - bilhete postal, postal ilustrado, postal comercial - então sou forçado a admitir que este postal reflecte mau gosto e um sentimento ideológico tendencioso.
O sentimento colonialista no seu tempo, a tentar iludir os menos esclarecidos, a tentar convencê-los, de forma sub-reptícia, de que os negros eram mesmo indígenas, selvagens, numa palavra.
Felizmente que esse tempo já lá vai. Respeitemos esta inocente imagem.
Sérgio O. Sá
Quem passou por Angola nos anos 60 e 70 sabe daexistência deste tipo de postais, muitos deles lindissimos e não só com fotos de indigenas.
Enviar um comentário