25 junho, 2009

Professores – Calendário Escolar 2009/2010

Ora aqui está a "inveja, dor de cotovelo, igorância", etc de que tanto os professores argumentam quando são confrontados com esta realidade que lhes é aplicada – trabalho para uns, férias e férias para outros.

Até nos privados o calendário de férias ou de trabalho é diferente.

"O calendário escolar para o próximo ano lectivo determina que as aulas para os estabelecimentos de ensino básico e secundário tenham início entre os dias 10 e 15 de Setembro de 2009, enquanto para a educação pré-escolas o começo das actividades está previsto entre 9 e 15 de Setembro de 2009.

Para os alunos dos 9.º, 11.º e 12.º anos as aulas terminam a partir de 8 de Junho de 2010, enquanto para os restantes anos de escolaridade o ano lectivo acaba a partir de 18 de Junho de 2010.

No período em que decorrem os exames nacionais, as escolas devem adoptar as medidas necessárias para que os alunos dos anos de escolaridade não sujeitos a exame tenham o máximo de dias efectivos de actividades escolares, de modo a garantir o cumprimento integral dos programas das diferentes disciplinas e áreas curriculares.

Para as interrupções lectivas estão previstas as seguintes datas: de 19 de Dezembro de 2009 a 3 de Janeiro de 2010, de 15 a 17 de Fevereiro de 2010, e de 27 de Março a 11 de Abril de 2010.

As actividades educativas nos estabelecimentos do ensino pré-escolar terminam entre 5 e 9 de Julho de 2010. As interrupções estão previstas por um período de cinco dias úteis, seguidos ou interpolados, entre os dias 21 de Dezembro de 2009 e 1 de Janeiro de 2010, e entre 29 de Março e 5 de Abril de 2010. Haverá, também, um período de interrupção das actividades educativas entre os dias 15 e 17 de Fevereiro de 2010.

Nos estabelecimentos particulares do ensino especial dependentes de cooperativas e associações de pais que tenham acordo com o Ministério da Educação, as actividades lectivas principiam no dia 3 de Setembro de 2009 e terminam no dia 18 de Junho de 2010.

Nestes estabelecimentos, as interrupções das actividades ocorrem entre os dias 21 e 25 de Dezembro de 2009, 15 e 17 de Fevereiro de 2010, e 2 e 5 de Abril de 2010."

7 comentários:

Anónimo disse...

Passou ontem numa das Tv.
Senhores professores, já tem a possibilidade de programar as horas de trabalho semanal, as horas de trabalho em casa, e as férias, as férias, as férias.
Uma certeza passa para além de tudo isto - o oredenado ao dia 20 ou 22 de cada mês, certinho, sem lay off, sem atrazo, no Banco.
Assim, até compensa ir com a família toda às manif.
Não será?

Anónimo disse...

Fantástico!!!
E ainda se acham umas vitimas, quem são os restantes
Portugueses que se podem dar ao LUXO de ter tantas FÉRIAS e trabalhar tão pouco. A MAIORIA nem quando estão a trabalhar o sabe fazer e hoje em dia muitos professores TRATAM os alunos com uma certa represália, pois estão ressabiados
com o aumento das suas obrigações como professores.(É ÓBVIO QUE HÁ EXCEPÇÕES)
INCRÍVEL!!!

Anónimo disse...

Já estão quase todos de férias, diga-mos que estão a trabalhar em casa - estudar as lições do próximo ano lectivo...

Anónimo disse...

Que pobreza de linguagem!
Que ignorância, meu Deus!
Já que os professores são tão beneficiados, têm tantas regalias, porque não optaram por esta profissão?

Anónimo disse...

Aqui está, masi este ultimo comentário, mantem a mesma linha do costume - ignorância, pobreza, inveja.
Só que não rebate nada do que foi escrito - pouco trabalho, muito salário, muitas férias.
Quando os ignorantes denunciam estas situações, que grande problema para os professores - estão a ser desmascarados

Anónimo disse...

Perdeste tempo e nem disso deste conta.
É que estiveste a falar de ti, criatura!

nanda vale disse...

Realmente que ignorância, vai por aqui...
O facto de haver efectivamente esses períodos de férias, significa que são destinados aos alunos, porque os professores e respectivo staff das escolas ficam por lá.
Há reuniões de avaliações, e muita actividade ligada á escola a tratar.

Estou à cerca de um ano no UK e aqui há férias de 5 em 5 semanas, uma semana, fora as habituais de Natal e Verão.Nessa semana de férias para oa alunos , os professores têm formações e avaliaçoes a fazer.
Cuidado com julgamentos baseados em pouca informaçõa, geralmente naõ sao justos.