MAGALHÃES na Venezuela
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, lançou esta segunda-feira oficialmente os portáteis portugueses «Magalhães», nas escolas venezuelanas, pedindo um aplauso para Portugal e enviando uma saudação especial ao primeiro-ministro, José Sócrates, informa a Lusa.
«Estamos a inaugurar um novo projecto, que tínhamos anunciado antes, que explicámos. É o Projecto Canaima - são computadores especiais para crianças. Vejam o tamanho do computador... A configuração é muito compacta, pensada especialmente para crianças», disse.
Na Venezuela, os computadores portugueses «Magalhães» assumiram a designação «Canaima», evocando o parque nacional com o mesmo nome, situado no Estado Bolívar (a Sudeste de Caracas) e que, em 1994, foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO.
«Isto faz parte e é consequência dos acordos internacionais que a Venezuela continua a fazer, neste caso, com a República irmã de Portugal. Eu quero saudar, daqui, o primeiro-ministro Sócrates. Graças a ele, temos aqui estes computadores», disse Hugo Chávez.
«Vamos dar um aplauso a Portugal, ao governo de Portugal, um governo amigo», exortou.
Explicou que o seu primeiro contacto com aqueles computadores aconteceu numa exposição, quando de uma visita a Portugal, e que, querendo saber mais, pediu informações a José Sócrates, que o pôs em contacto com os técnicos e com a empresa que os produz.
«Fizemos um acordo e trouxemos já 50 mil computadores montados e vão vir mais 300 mil», explicou. «Agora estamos incorporar-lhes o software que se elaborou aqui - não veio com o software internacional! Não, não!» - adiantou. [TVI24iol]
Sem comentários:
Enviar um comentário