09.11.2008 - 10h08 - RG, Lx
Anónimo de Coimbra, se quer fazer passar a mensagem de que sempre foram avaliados está a mentir: o sistema de avaliação anterior era uma falsa avaliação e sabe-lo tão bem quanto eu, mas não quer dizê-lo. Tenham a decência de não continuar a mentir. Pelo menos, quanto mais o fizerem, pior é a vossa imagem e mais claros são os vossos objectivos. Não querem ser avaliados porque têm medo, essa é a verdade.Pergunto-me o que seria se agora os alunos também negassem ser avaliados?!!
09.11.2008 - 10h03 - Anónimo, Portugal
Carissímo Senhor «09.11.2008 - 09h55 - Anónimo, Coimbra» ,o senhor não está a falar para um corpo de pessoas homogéneo. Contenha-se! Somos a profissão em que os portugueses mais confiam, porque somos os únicos a quem podem confiar os seus filhos. Não os confia decetrto directamente à Ministra da Educação! Contenha-se! Seja ponderado! Quem está aqui como um «cavaleiro de triste figura» é o senhor! Olhe, não se esqueça, vote em consciência, porque senão ainda compromete de vez o futuro do seus descendentes! E já agora, a nossa imagem está em alta! Nem podia estar melhor! Não substime 120 000 votos em eleições nacionais! Tenha cuidado com o que afirma... E, por último, RESPONSABILIDADE, ORGULHO E DIGNIDADE é o que não nos falta, por isso saímos à rua ontem! Respeitosamente, uma professora, mãe e cidadã portuguesa!
09.11.2008 - 10h00 - RichardE, Lisboa
Vindo da fora, acho vergonhoso ver estes inúteis, que com uma arrogancia estrondosa acham-se em cima de qualquer crítica, e os resultados desta 120000 gente está a mostra - um país com pouca gente qualificada, e a maioria dos alunos revoltados contra o ensino que é lhes imposto. Força políticos contra esta mediocradade.
09.11.2008 - 09h57 - Anónimo, Lisboa
Rui Lopes lisboa 09.49 nao e so nos paises comunistas que nao ha manifestacoes tambem em paises democraticos onde ja exixte a avaliaçao. O que os professores querem e entrar ao meio dia e nao trabalharem de tarde. Estes professores quando apanharem um corvo branco a mao eu confio neles.
09.11.2008 - 09h56 - Anónimo, Portugal
A troika ministerial do ME é ALEXITÍMICA! Todavia, não consegurá manter as emoções na mó de baixo no dia das eleiões. EU NÃO VOTO PS! E espero que os 120 000 não o façam Sugiro aos professores deste país que, a partir de hoje, entrem em campanha eleitoral por qualquer outro partido menos este! Adiante, que se faz tarde! É preciso alterar o sentido de voto em 2009, responsavelmente! Eu já disse! NÃO VOTO PS!
09.11.2008 - 09h56 - Anónimo, Coimbra
Porque é que ninguém diz que os professores sempre foram avaliados? Recordo que já tiveram de prestar provas públicas (em Coimbra decorriam na Universidade, perante um júri a quem era reconhecida competência, constituído também por professores universitários da área disciplinar do avaliado) e nunca houve manifestações por causa de tal. Alguém acredita que numa classe profissional de cerca de 140000 profissionais, mais de 100000 se manifestam apenas porque os sindicatos querem? Ninguém é capaz de reconhecer que os professores também pensam, ou julgam que todos se licenciaram ao Domingo?
09.11.2008 - 09h55 - ,
De onde vos vem tanta raiva pelos professores. Será algum recalcamento?
09.11.2008 - 09h55 - Anónimo, Coimbra
Professores, tenham vergonha da mensagem que andam a passar... Queixem-se da ma educação dos alunos. Queixeem-se da falta de poder que têm dentro da falta de aula. Isso sim!... Não se venham queixar de ter de serem avaliados. Estão a manchar a vossa reputação. A vossa imagem está a detriorar rápidamente. Pensem nisso. Se cada vez há menos pessoas a admirar a vossa profissão, porque será? Voces não contibuiram tb para isso? Sejam responsaveis! Tenham orgulho e dgnidade!
09.11.2008 - 09h55 - Sofia Gaspar, Oeiras
Auto-avaliação para professores: 1. Este ano passei todos os alunos: ( )SIM. Terminou a auto-avaliação, escreva"MUITO BOM" onde diz classifique o seu desempenho. ( )Não. Proceda para as questões inquisitórias. 2.Explique a razão da sua incompetência ( )Não me apeteceu correr pelos corredores em busca de alunos faltosos. ( )Deu-me na cabeça esta ideia parva de só passar só quem tinha aproveitamento. ( )Não perfilhei um aluno que tivesse pais desinteressados pela educação do seu pequeno Einstein. Classifique o seu desempenho usando palavras como "muito" e "irresponsável"_________
09.11.2008 - 09h49 - rui lopes, lisboa
Já preparam mais uma manifestaçãozinha para janeiro, por sinal para uma segunda-feira... Lá vai mais um fim de semana prolongado, bem ao nível da gentalha que a organiza. Abençoados países comunistas onde não há manifestações...
09.11.2008 - 09h49 - Anónimo, Porto
Carissimos professores... As quotas existem em todas as profissões e empregos. Nem todos podem chegar a directores, nem todos podem chegar ao topo de carreira. A progressão da carreira é piramidal. É assim em todas as empresas. Porque não há-de ser assim tb com os professores? Isso já assim no ensino universitário. Tb neste caso é preciso fazer provas e bem duras para subir na carreira. É assim com os médicos. Neste caso abrem um numero limitado de vagas e apenas um numero limitado lá chega. O concurso é aberto e duro de se disputar. Muitas vezes acaba no tribunal. Apenas os melhores conseguem chegar ao topo de carreira. Todos os trabalhadores de uma empresa gostavam de ser directores. Apenas um lá chega... Lamento mas têm de se conformar com isso. ..
09.11.2008 - 09h48 - Anónimo, Porto
Carissimos professores... As quotas existem em todas as profissões e empregos. Nem todos podem chegar a directores, nem todos podem chegar ao topo de carreira. A progressão da carreira é piramidal. É assim em todas as empresas. Porque não há-de ser assim tb com os professores? Isso já assim no ensino universitário. Tb neste caso é preciso fazer provas e bem duras para subir na carreira. É assim com os médicos. Neste caso abrem um numero limitado de vagas e apenas um numero limitado lá chega. O concurso é aberto e duro de se disputar. Muitas vezes acaba no tribunal. Apenas os melhores conseguem chegar ao topo de carreira. Todos os trabalhadores de uma empresa gostavam de ser directores. Apenas um lá chega... Lamento mas têm de se conformar com isso. ..
09.11.2008 - 09h47 - JM, Lisboa
Estes professores são vergonhosos. O medo que sentem é simplesmente mais do que vergonhoso. Deveriam ser penalizados. Os objectivos são para cumprir. Quem não quer sai. Ninguém concorda convosco energúmenos!Preguiçosos e irresponsáveis! A ministra tem mais que coragem: não ceder mesmo em ano de eleições. Até podia ser os 140 mil professores existentes neste país, tanto fazia. A verdade é que vocês são uns irresponsáveis. O modelo de avaliação não exige horas nem perda de tempo como vocês querem fazer passar a mensagem para manipularem. A verdade é que a maioria nem consegue interpretar um modelo de avaliação, porque a maioria nem capacidades de interpretação básica tem. As mentiras que estes professores fazem passar sobre o modelo são inadmíssiveis e intoleráveis. Conheço tão bem como vocês o modelo. E conheço muito bem quem tenha de ser avaliado através deste modelo. As vossas mentiras são mais que indecentes apenas para fugirem a um modelo de avaliação.
09.11.2008 - 09h46 - Anónimo, Aveiro
A hierarquia dos postos militares (exército) e as categorias e sub-categorias em que se agrupam são as seguintes: a) Oficiais: 1) Oficiais generais - general e brigadeiro; 2) Oficiais superiores - coronel, tenente-coronel e major; 3) Capitães - capitão; 4) Subalternos - tenentes e alferes; b) Sargentos - sargento-mor, sargento-chefe, sargento-ajudante, primeiro-sargento, segundo-sargento e furriel; c) Praças, cabo-chefe, cabo e soldado. Funciona lindamente e não há 2 iguais; pois, em qualquer situação de igualdade no posto, há sempre o 1º o 2º, o 3º e assim sucessivamente. É só aplicar.
09.11.2008 - 09h43 - M. Silva, Porto
Vou dizê-lo claramente e sem rodeios: a esta Greve, ainda por cima, a uma 2ªfeira eu digo NÃO! Mais do mesmo??? NÃO, obrigada! Só vamos prejudicar o nosso orçamento, e o Governo agradece, a nós, os pacóvios! Vamos prejudicar os Alunos e colocar os E.E. contra nós? Mais uma grande ajuda ao Governo! Se lutamos por uma melhor Educação e por uma Escola DIGNA, só temos de desmascarar a demagogia, o engano, a violência e o caos que grassa em progressão geométrica pelas Escolas. É URGENTE desmontar os Discursos! Contra tudos e contra todos, mesmo contra uma C. Social que parece intoxicada. A favor da VERDADE das reais condições da nossa (ainda?) mui nobre Profissão!
09.11.2008 - 09h41 - Anónimo, Irlanda
Meus senhores, nenhuma avaliacao é perfeita em nenhum sector de actividade, nunca vi alguém concordar em pleno com a sua avaliacao! Porque nunca vai agradar a gregos e a troianos! É a vida, bem vindos ao mundo real!!!!!
09.11.2008 - 09h35 - j, lisboa
Ao ACC Martins é sem tirar e por o que você escreveu. Mais qq sistema de avaliação é injusto eu tbm sou avaliado não concordo com certos pontos mas enfim. Agora eu gostava de saber quem é que os professores se julgam para não serem avaliados. Todos os funcionários da FP são avaliados e eles quem pensam que são? mais e os sindicatos neste país só existem para fazer greve não para apresentarem tbm alternativas.
09.11.2008 - 09h31 - Anónimo, Porto
Cada um pensa a sua maneira nao sou contra o pensar mas sou contra que neste caso quem vai sofrer os pais dos alunos e os alunos a avaliaçao faz falta porque ha professores que nao sabem ensinar alem na manifestaçao nao estavam so professores.
09.11.2008 - 09h28 - ACC Martins, Lisboa
Os professores, ou melhor dizendo, os sindicatos, actuaram sempre de má fé em todo este processo. Começaram por recusar a avaliação, fosse como fosse, para agora virem dizer que o problema é "apenas" este modelo de avaliação. Pelo meio sugeriram que o modelo deveria ser a auto-avaliação, método seguro e objectivo para cumprir os objectivos de qualquer processos de avaliaçção. Pois! Actuaram de má fé porque fogem da apresentação de alternativas credíveis nos momentos certos. Lembro-me que após a última manifestação, acabaram reunidos com a ministra e houve um qualquer acordo escrito e assinado mas pelo visto só lá foram fingir que estavam interessados em contribuir para o processo. Infelizmente, os professores que se dizem classe intelectual e superiormente formada, estiveram demasiados anos enfiados nos seus casulos, e enquanto não mexeram nas reformas aos 55 anos, na avaliação e nas progressões automáticos, não deram uso ao seu saber e discernimento cultural para melhor a educação. Nunca foram pró-activos. Sempre se colocaram no papel de meros funcionários a cumprir rotinas. E agora, alarmados pela mudança seguem em rebanho quem grita alto.
3 comentários:
Chegado ao fim desta resenha de comentários, quase todos de tão mau gosto, sinto-me na obrigação de aqui deixar também algumas palavras, esperando que possam fazer alguma luz a quem das coisas do ensino/educação nada entende.
A quem chamou energúmenos e preguiçosos aos professores devo dizer-lhe que, se há profissionais que não podem ser nem uma coisa nem outra, são os professores, mesmo os mais incompetentes. Não comparemos os outros connosco.
Também alguém disse que nem todos podem chegar ao topo, e até houve quem desse o exemplo das carreiras militares. Caros comentadores, à partida até parece haver alguma lógica nesses argumentos, mas não há. É que em ambas as situações, cada funcionário ou militar tem funções específicas mas diferenciadas a desempenhar. Os professores, mais ou menos graduados, mais velhos ou mais novos, mais competentes ou menos competentes, desempenham as mesmas funções.
Alguém mais disse que há que cumprir os objectivos.Sem adjectivar a questão nem quem a colocou,pergunto: - quais objectivos? Os do ensino/educação? Esses, o Ministério e a Srª Ministra não querem que se cumpram. Se o quisessem, deixavam os professores serem professores, realizarem-se como tal, em vez de os obrigarem a ser, burocratas, pais, polícias, assistentes sociais, e outras coisas mais que nada têm que ver com a sua vocação. Como alguém já alertou noutro comentário a propósito dos professores, é bem possível que aos governantes não interesse gente educada, instruída e culta, para que seja mais fácil manobrar os infelizes incautos. Será que isso também é o seu filé?
Para terminar, quero dizer que não sou contra a avaliação dos professores. Mas avaliação sobre o quê? Sobre o seu trabalho de leccionação? Isso é perfeitamente aceitável e necessário. O problema é que a avalição não se resume a isso, impõe outros aspectos sem cabimento que podem dar origem a que o "melhor" professor de uma escola possa ficar para trás de outros que em termos de profissionalismo e pedagogia lhe fiquem bem aquém. Outra questão é a de se saber quem avalia quem, podendo surgir situações em que o "discípulo" é que avalia o "mestre".
Tenho dito
Continuamos na Vaca fria.
Podem arranjar todos os argumentos, mas não podem esquecer-se que na sua grande maioria, são falaciosos, melhor não correspondem à realidade.
Quem conhece o meio, sabe perfeitamente que o ensino, em especial a situação da grande maioria dos professores, aquilo que faziam e seguramente ainda fazem, em nada se assemelha ao que é apregoado pelos ditos.
A escola, ser professor, não é um local de passar tempo e ganhar umas bastam "lecas" mensalmente, sem responsabilidades e sem "controlo de qualidade".
As notasw, cada professor as dá, para mais ou para menos, conforme entender ou mais lhe aprouver.
Bem ou mal, a avaliação terá que por de fora, muito joio que entrou para o ensino para ter uma profissão à custa dos contribuintes.
Como a coisa começou a ser controlada, aqui del-rei que a avaliação tem muita papelada, nada se comprende, etc, etc.
Ora bolas senhores professores, quem não sabe ou não quer preencher os formulários, não saberá certamente ser professores.
Recordo que no meu tempo de estudante, ao nível do ensino médio de então, houve alguem que teve como professor que, não conseguia corrigie um teste de frequência em três aulas, quando os seus alunos o tinham que fazer no espaço de tempo de uma aula.
Será que isso ainda não acontece hoje ?
Começo a pensar que a intenção de alguns comentadores é a de passar tempo ou gozar com a situação. Mas a questão é mesmo séria, senhor da vaca fria. De qualquer modo é de aproveitar provocações como as que por aqui aparecem. Por um lado vão mostrando o ridículo de que algumas afirmações se revestem; por outrto lado vão dando origem a que alguns carolas tentem elucidar quem não está por dentro do assunto.
O amigo da vaca fria só mostra que não sabe nada do assunto. Porque se atreve a faler dele?
Acha que as escolas são locais de "passar tempo"? Como? explique-se!
O caro comentador deu a entender que conhece o meio a que se quer referir. É empregado de alguma escola? Então fale abertamente, criatura, pode ser que a Ministra o condecore. Aproveite.
Não seja ridículo/a.
Dê uma vista de olhos pelo 4º comentário em «PROFESSORES- OBRIGAÇÂO DE CUMPRIR A LEI» e faça algum esforço para não dizer asneiras.
E já agora passe pela farmácia mais próximo, compre um anti-reumático ou anti-inflamatório e besunte bem os cotovelos. O que sobrar reparta pelos seus congéneres.
Há quem defenda que a ignorância é parceira da felicidade.
Voicê deve ser uma criatura com sorte!
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