28 novembro, 2008

Professores não querem ser avaliados

CA

Conversa da "treta"

Afinal onde está o esquema de avaliação da FENPROF ?

Algum Sindicato a conhece?

Algum professor o conhece?

Alguem a conhece?


 

A reunião da Fenprof com o Ministério da Educação terminou sem entendimento sobre as medidas de simplificação do modelo de avaliação dos professores, apresentadas na semana passada. O secretário-geral deste sindicato, Mário Nogueira, pediu no final do encontro uma adesão de «100 por cento» dos docentes à greve de 3 de Dezembro e exigiu a demissão da ministra Maria de Lurdes Rodrigues.

Ministério critica posição de sindicatos

Fenprof apela a compreensão da ministra

«Nós, no dia 3, temos que dar uma resposta em que 100 por cento dos professores tem que fazer greve», disse o sindicalista. «Todos os professores com p maiúsculo deste país, preocupados com o funcionamento das escolas e que estão preocupados com os alunos, no dia 3 temos de dar a maior resposta de greve a este Ministério da Educação».

Mário Nogueira disse que é «lamentável que a obsessão do Ministério com este modelo da avaliação esteja a por em causa, de facto, aqueles que são os superiores interesses das escolas». No final de uma reunião que se prolongou por uma hora, disse que a ministra «acusou a Fenprof de estar de má de má fé por não estar com o seu modelo». «É inaceitável esta postura», considerou.

«A senhora ministra pretendia que a Fenprof viesse aqui hoje não defender as posições dos professores, mas defender os interesses do Ministério da Educação», acrescentou. E pediu a demissão da ministra Maria de Lurdes Rodrigues.

«Se a senhora ministra não tem capacidade, não tem coragem e não tem vontade política, nem condições para avançar com outro modelo de avaliação, então, sinceramente, eu acho que a Fenprof, de uma vez por todas, assume, aquilo que os professores há muito reivindicam, que se demita a senhora ministra da Educação», disse.

Mário Nogueira, que antes do encontro disse aos jornalistas estar preparado para apresentar uma solução transitória para a avaliação deste ano, caso o actual modelo de avaliação fosse suspenso, no final, explicou que essa proposta não foi apresentada. «A senhora ministra acha que primeiro temos que lhe dar as propostas e depois ela não reafirma que não suspende».

A senhora ministra da educação acha-se com toda a legitimidade de andar a dizer às escolas que antes de haver legislação, as escolas devem fazer de uma forma ou de outra ainda que sem enquadramento legal».

Sem comentários: