16 outubro, 2009

Governo com maioria absoluta - as saudades

Atrás de mim virá quem de mim bom fará

A seu tempo falamos dos eleitores que fizeram desviar o seu sentido de voto para partido diferente do PS, atrás do canto da sereia da Oposição no sentido da perda da maioria absoluta pelo PS.
Hoje, muitos estarão a pensar no logro em que cairam.
Não seria melhor um governo do PS maioritário do que este em que, governando ao sabor dos interesses de cada um dos partidos e em cada momento pretende que o PS possa ou não continuar a Governar?

"Quando a posição deseja que um governo não conte com uma maioria absoluta está pouco preocupada com a prepotência ou arrogância e muito menos com a não consideração das suas propostas. O que pretende é ter um governo frágil para que quando as sondagens lhes sejam favoráveis possam provocar a queda do governo.

Ora, a melhor forma de um governo cair é perdendo as eleições e para que tal suceda ou deve governar mal ou ser vítima de uma grande crise financeira. Assim, sendo a oposição teria mais vantagens em ter um governo mau e isso é mais fácil de suceder com uma maioria absoluta. Além disso, um governo com maioria absoluta tende a desprezar as sondagens, apostando nos resultados a médio prazo, podendo vir a perder a simpatia do eleitorado.
Os que tanto se bateram contra a maioria absoluta ainda se poderão vir a arrepender, passada a crise financeira, esgotado o caso Freeport e com um governo mais apostado em conquistar a simpatia do eleitorado, o governo pode vir a sair-se melhor do que a encomenda. Os que usaram a luta contra a maioria absoluta como bandeira eleitoral ainda poderão vir a ter um grande amargo de boca." [ in O Jumento]

Sem comentários: