13 janeiro, 2010

Professores

Maria de Lurdes Rodrigues, volta. Acreditando que é verdade o que adiante se diz, quem será responsabilizado pelo sucedido? Quem apostou na defesa dos professores e bramiu a espada do despesismo público?

«Este acordo coloca-nos numa situação melhor do que a de 2005: passa a existir uma avaliação com consequências, que diferencia, sendo que o Ministério não prescindiu das quotas e de vagas fechadas em dois escalões. Contudo, coloca-nos também numa situação pior do que a que decorria do "modelo" Maria de Lurdes Rodrigues: as condições de progressão são bem mais favoráveis e há uma autêntica bomba orçamental ao retardador, tendo em conta que os professores que não progridem acumulam bonificações que, em última análise, acabam por lhes garantir a ascensão na carreira. Claro que devemos agora esperar que as escolas, uma vez acordado um modelo, passem a diferenciar as notas, em lugar da pornográfica generalização de bons, muito bons e excelentes actualmente existente.

No fim, fica uma certeza: da mesma forma que o país tem na factura energética uma das principais causas do endividamento externo, tem na factura dos professores uma das causas do crescimento da despesa orçamental. A este propósito, muitos têm optado por demonizar o papel dos sindicatos. Parece-me que é errado fazê-lo. Os sindicatos fizeram o seu trabalho. O que não se esperava era que os partidos, bem como o Presidente da República, sempre tão preocupados com os desequilíbrios orçamentais, tivessem dado cobertura política às reivindicações dos professores. No fundo, tudo isto serve para tornar claro como o discurso sobre a contenção da despesa não resiste ao teste da realidade.» [Diário Económico]


 

3 comentários:

Anónimo disse...

Será normal os Médicos serem aliciados com Euros (muitos) para trabalharem no interior do País? Aqui, talvez achem normal! Pelos vistos!
Mas será que ganham mesmo menos ou à classe Médica tudo é permitido?!
Também, pelos vistos, é! Ou não é assim Sr.editor e Srs. comentadores?!

zé disse...

claro que é normal, senhor anónimo lunático. é a lei do mercado. para eu aceitar ir para um sitio que não conheço, com clima diferente, longe de tudo, é necessário um incentivo. se me pagarem bastante mais se calhar vou mesmo para lá.

Anónimo disse...

Não o imaginava tão burro! Penso que estará a precisar de apoio médico e com urgência! Não se desconcerte, mantenha-se aprumado e aprume também o seu cérebro!
Não gostou do comentário?! Não me diga que o incomodou assim tanto?! Deixe-se de Net e pegue em baldes de massa porque há para aí muita obra a pedir serventes! E não perca o sono!...