09 janeiro, 2010

Professores


Um acordo para cada professor?

  1. Roubado

    Sinto-me roubado pelo sindicato ao qual pago quotas há mais de vinte anos. Basta Sr Nogueira. Na segunda feira vou entregar o cartão. Vou ser fortemente prejudicado com este acordo e tal nunca deveria suceder. Para agradar a uns lixam-se outros. Assim Não



  2. Vem aí a ...

    A guerra nas escolas vai começar assim que se implementem as medidas agora anunciadas. Nem sindicatos nem ministério têm a menor noção do que aí vem. Com este acordo, feito em cima do joelho, fica muita coisa por esclarecer. Então e os relatores e os coordenedores agora não concorrem para as mesmas quotas (de Muito Bom e de Excelente) daqueles a quem avaliam? Nas escolas pequenas onde se vão buscar os relatores, quando não há docentes, do mesmo grupo disciplinar, mais graduados do que os avaliados? Quem indemniza os docentes que por serem titulares não puderam concorrer no concurso anterior? Estas são apenas três questões. Mas há muitas mais



  3. Dividir para reinar

    A ministra cedeu nalguns aspectos para poder dividir os professores e evitar novas lutas. Este acordo só é bom para quem estava nos últimos escalões e que não tarda vai embora, acabando com a distinção entre eles (titulares e não titulares) mas mantendo a divisão entre esses e os restantes professores. Os outros não conseguirão atingir os índices deles, ou demorarão muito mais tempo. Esses vão penar numa carreira mais longa e com más perspectivas de futuro. Os professores perderam muitas das condições que tornavam a carreira atraente. Em termos financeiros está muito pior. O governo conseguiu impor novos escalões e atrasar a progressão. Um jovem licenciado que se sinta competente e capaz não quererá ingressar numa carreira nestas condições, a não ser que a crise económica se mantenha. Pode restar a esperança de encontrar alunos que compensem a situação em termos de interesse pelo estudo e relacionamento, mas isso é cada vez mais raro.



  4. Oh, que pena!!!!!!

    Oh,que pena!!!!!!!! Que se entenderam! Então e agora de que vai falar a comunicação social? E o "pobinho", já não vai poder cascar mais nos profs! E o Ensino vai ficar na gaveta do esquecimento. Não! Nada disso. Esperem só para ver quando os profs começarem a arrancar os olhos uns aos outros e então vai haver mais de que falar...... Ai vai,vai!!



  5. PERDEU-SE A OPORTUNIDADE

    Não tenho qualquer animosidade contra os professores no geral. Tenho inclusive amigos professores. Outra coisa porém é posicionar a classe no seu lugar na sociedade. Cada um terá a s/ opinião e eu tenho a minha. E a m/ é, também pelo contexto em que vivemos nos últimos tempos e principalmente pelo desfecho de hoje, francamente crítica. O mais possível. E digo porquê. Tenho para mim que a classe dos professores é, como muitas outras, digna de respeito. Mas não mais que as outras. Não defendo privilégios especiais para eles. São uma parte importante da sociedade mas não mais relevante que muitas outras. Não compreendo nem aceito, nem acho justo que se tentem distanciar das outras classes e reivindiquem condições únicas de vida e de reforma. Não, de todo. A 'luta' que ùltimamente alimentaram para solidificarem regalias que pràticamente ninguém mais tem, e garantirem um bom presente e um óptimo futuro, classifica-se de oportunista e de propósitos distanciadores do resto da sociedade. E isso não é aceitável. Sabemos que há classe diferenciadas. Sempre haverá. Mas não é o caso. Por outro lado é uma classe que é sustentada pelo erário público. Pelo dinheiro de todos. E isto é uma componente importante da questão. Ninguém vê com bons olhos nem aceita uma classe assim tão distinguida e regalias perpetuadas. E que, tantas pessoas vivam tão mal, muitas no limiar ou abaixo da pobreza dependendo das migalhas do orçamento do estado por não terem força reivindicativa para mais. Como explicar esta diferenciação a esses cidadãos? Com este final das negociações a sociedade ficou mais desigual. O país ficou pior em muitos domínios. O governo mais fraco. Os pobres mais pobres e os ricos mais ricos. Perdeu-se a grande oportunidade de uma sociedade mais equilibrada. É pena. Demorarão agora vários anos até alguém ter coragem política para retomar o assunto. Até lá alguns continuarão a viver bem e outros menos bem. Muito menos bem, mesmo. E, naturalmente, a Educação vai continuar na mesma. Aí nada melhorará.


Sem comentários: