18 junho, 2010

Professores - hoje sexta-feira 18/06/2010

Tanto quanto apuramos quanto ao segundo ciclo do ensino básico, porque fizemos a pergunta directamente a um aluno do  oitavo ano, hoje foi o último dia de aulas.
Estes alunos, voltam a entrar os portões das escolas com as costas vergadas com o peso dos livros que são obrigadas a transportar diáriamente, apenas para meados de Setembro.
Já tinhamo dito o mesmo dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que hoje tambem encerram este terceiro período escolar.  Tambem esses, só voltam em meados de Setembro.
Ao que se sabe, os livros, as disciplinas, as matérias e tudo o mais para o próximo ano lectivo, será igual.
Toda esta última semana tem sido de "brincadeira" a despedida das tarefas escolares e a ida para férias para professores e alunos.
Não conhecendo as estatísticas, talvez possamos garantir que serão umas dezenas de milhares de "funcionários" publicos, pagos directamente pelos impostos dos contribuintes, que vão gozar as sua merecidas férias. 
Merecidas e prolongadas.
Serão, nem mais nem menos do que as férias já gozadas este ano, pelo final do ano, pelo Carnaval e pela Páscoaão dos sindicatos com o Ministério da Educação tem estado muito morna.  Os sindicatos amoleceram, ficaram desgastados, Mário Nogueira e os seus acompanhantes, para alem de terem perdido folego fente aos seus sindicalizados, tambem o perderam frente ao Governo. As Providências Cautelares já não são o que eram, nem mesmo as de Beja.
Assim, neste marasmo em que finalmente tudo parece estar bem com o "patronato" os professores vão esquecer-se das sua reenvindicações até lá para mais perto dos "santos" ou do Natal.
Até lá férias, férias, tudo por conta do Orçamento Geral do Estado, mesmo em termpo de crise.

3 comentários:

Anónimo disse...

Começou o folclore. Vamos ver quantos dançarinos aparecem para dançar ao som desta música.
Vamos esperar para ver.

Anónimo disse...

Não gostam de ler as verdades, não é?
Expliquem essa do folclore.
Quem tem temjpo para danças e folclore, são os professores que consomem, sem nada fazer os impostos dos portugueses.
Mentira?

Anónimo disse...

1º dançarino
Muito fraco - eliminado!