31 agosto, 2009

Um Camaleão e dois contras

 

Pina Moura:

“Isso não é bom. Reduz o papel dos agentes essenciais do desenvolvimento de qualquer economia, que são os empreendedores e os empresários. (…) Menos Estado na economia, apesar de estarmos a viver meses ou porventura um ano em que por razões de quebra global da economia caberá à economia pública um papel e uma presença - a título excepcional - para relançar os mecanismo da economia de mercado”.

Para o antigo ministro da Economia e Finanças, Portugal foi “longe demais” no alargamento da rede de estradas e auto-estradas. “É evidente que há hoje magníficas vias de circulação para pessoas e mercadorias numa rede de auto-estradas muito completa, que cria dinâmicas favoráveis no relacionamento intra-fronteiriço com Espanha, mas cujo calor acrescentado e sustentabilidade precisa de ser submetido a um escrutínio muito rigoroso”.

O socialista diz que é preciso apurar com rigor a proporção entre custo e benefício das novas concessões e defende, apesar de tudo, o TGV. “Acho que Portugal, por uma questão de estratégia de país, não pode ficar afastado da rede europeia de alta velocidade. Esse corte, poderá assumir formas diferentes das actuais, mas não deverá ser feito”.

 

Eduardo Catroga

Eduardo Catroga diz que a banca, a pedido do executivo, desvia financiamento para os grandes projectos que faria falta nas empresas. “O Governo quando está a dar garantidas directas ou indirectas à rentabilidade de projectos que em si não são rentáveis, nas chamadas parcerias públicas-privadas está a incentivar a banca a aplicar recursos que são necessários para investir no sector empresarial e é aí que se joga a competitividade externa do país”.

O economista não defende uma redução drástica do défice público na actual conjuntura, mas sim a tomada de medidas estruturais e corajosas no sentido de aumentar a taxa de potencial de crescimento económico. “É preciso uma nova política económica” – diz – “Não basta dizer que é preciso dará a prioridade ao sector dos bens transaccionados. Os recursos das banca não são ilimitados”.

 

Abel Mateus

Abel Mateus considera que não se faz planeamento a sério em matéria de grandes projectos. “Infelizmente hoje já não se fazem contas. Havia antes uma direcção-geral de Planeamento em Portugal – onde eu trabalhei – que fazia planos de fomento onde se faziam cálculos e quais eram as implicações para a economia. Hoje não se faz nada. Confia-se que o sector bancário há-de arranjar dinheiro”.

Na sua opinião se não integrássemos a Zona Euro e tivéssemos uma moeda própria, “já tinha estalado uma crise externa de todo o tamanho”.

1 comentário:

Anónimo disse...

De facto, hoje não se faz nada. Só se desfaz!
Aonde chegarás, Portugal?