28 agosto, 2009

Antonio Borges

Antonio Borges

Que belo Ministro das Finanças

Tome nota do que ele disse:

“O candidato a Ministro das Finanças do PSD mostrou em entrevista ao Público a 30 de Março de 2008, o brilhantismo da sua compreensão da crise económica que já se sentia. Ficam algumas pérolas de um dos responsáveis pela política económica do programa do PSD.

"A crise americana, a haver, será de curtíssima duração. Há um sector que está em situação dramática, que é o da habitação e construção. Mas tudo o resto da economia está bastante bem." -- vide construtoras automóveis do Michigan!!

"A desregulação bancária foi longe de mais? De maneira nenhuma." -- crise do subprime? Falência do Lehman Brothers? Activos tóxicos? Bear Sterns a falir em...Março de 2008 se não fosse intervenção estatal?

"Portugal e a Europa podem escapar a uma recessão face à actual crise internacional?

Estou muito mais optimista do que a generalidade dos comentadores. (...) Haverá um abrandamento da actividade económica, mas espero que não seja muito substancial." -- No comments!

"..As contribuições para Segurança Social também [são elevadas]... Mas não estamos é em altura de os baixar." -- por isso o programa do PSD propõe agora a descida indiscriminada da Taxa Social Única??

" A inovação financeira foi das coisas mais importantes que aconteceram nos últimos anos. " -- os tais produtos opacos que já levaram a gastar centenas de milhar de milhões de dólares a salvar empresas como a AIG? Activos Tóxicos? Hedge Funds? Credit Default Swaps?

"O BCE é o grande vencedor destas dificuldades. Quer em relação ao Banco de Inglaterra, quer em relação à Reserva Federal. O BCE aparece muitíssimo mais sólido, tranquilo, capaz, competente, acabando por ter mais influência." -- Por isso já admitiu ter errado ao responder mais tardiamente à crise que os outros!! “ O Simplex

Sem comentários: