17 agosto, 2009

Jornalistas da treta

JORNALISTAS?

Andam por aí, vagueando ou vagabundeando com os seus escritos, uns malabaristas da escrita, mal enquadrados no tempo e no espaço em que vivemos, e que, com o beneplácito dos directores de alguns jornais, vão vomitando alguns resíduos do seu conspurcado inteleco para as páginas de alguns jornais.

O exemplo que abaixo se transcreve é um dos mais rigorosos exemplos de como a falácia e a mentira é colocada como escrita nas páginas de um qualquer pasquim que se acobarda ou movido por inconfessos interesses promove ou deixa que tal aconteça.

A desonstidade intelectual, transvasa todo o artigo, procurando atraves da mentira e da falácia, colocar no espirito dos leitores mentiras por quem tem medo e oculta a verdade.

Quem se intitula de jornalista, ao abrigo das mais elementares regras da ética deontológica e do rigor que deve observar no exercício da sua profissão, não poderia nunca ter escrito o que escreveu.

Quem ler as declarações do primeiro ministro, saberá que grande parte do que aqui está escrito não se aproxima minimamente da verdade, melhor, fica longe e deturpa profundamente a verdade.

Porque razão toma como boas e verdadeiras as declarações de Merkel e como “banha da cobra” as declarações de Sócrates?

Sócrates nunca, em momento nenhum, nas explanação das suas ideias, proferiu as palavras e as ideias que o “jornalista” quiz interpretar. Basta ler, mesmo em leitura soletrada por um qualquer analfabeto as suas palavras para ficara a saber que o que se pretendeu, com esta prosa infame e indecorosa dizer, foi denegrir a imagem do Primeiro Ministro.

Por último, quem publica testos deste teor, não pode esconder que se identifica com eles. Vindo e sendo quem são, muito mal vai esta democracia.

Não nos devemos deixar cair na tentação de aceitar como bons todos os escritos e ideias que nos apresentam.

Longe de nós, este tipo de “pecadores”, capazes de vender a “alma ao diabo”.

Na Alemanha tambem haverá este tipo de "jornalismo"?

Vendilhões do templo.

Amen!!!

Estado do Sítio


A chanceler alemã Angela Merkel vai ter eleições em Setembro. Tal e qual como cá. E, naturalmente, quer manter-se no poder. Apesar disso, é uma senhora que não cede à demagogia e à mentira e sabe que os seus cidadãos não são parvos nenhuns.
A Alemanha, como outros países, foi apanhada em cheio pela crise financeira e económica e está a sentir na pele os efeitos. Por estes dias a senhora Merkel foi confrontada com uma ligeira recuperação do PIB alemão no segundo trimestre, isto é, 0,3% em relação aos primeiros três meses do ano. E a chanceler alemã foi muito clara ao dizer que seria pouco sério antecipar o fim da crise ou prever o que se irá passar na economia e no mercado de trabalho nos próximos tempos. Declarações responsáveis, serenas, sérias de uma senhora que vai ter eleições em Setembro e que, naturalmente, as quer ganhar.
Por cá, como se sabe, não há nada disto. Por cá, como se sabe, a mentira, a irresponsabilidade e a falta de seriedade andam de mãos dadas indiferentes à crise e ao sofrimento de muitos milhares de indígenas deste sítio pobre, manhoso, triste, cheio de larápios, repleto de mentirosos e, obviamente, cada vez mais mal frequentado. A política de banha da cobra feita por medíocres continua a ser o pão-nosso de cada dia. O senhor presidente do Conselho esteve dez dias em Menorca a gozar umas mais do que merecidas férias. Infelizmente decidiu interromper as ditas com um artigo de opinião sobre uma escolha qualquer.
Infelizmente o senhor presidente do Conselho não fez a escolha decisiva e decidiu regressar com os mesmos tiques, as mesmas palavras, as mesmas mentiras, a mesma demagogia. Eufórico, com um sorriso patético, veio gabar-se das suas políticas quando o Instituto Nacional de Estatística anunciou um crescimento de 0,3% do PIB no segundo trimestre. Para o senhor presidente do Conselho essa ligeira recuperação mostra que o seu Governo está no rumo certo e proclamou de imediato o princípio do fim da crise.
No dia seguinte, a mesma instituição revelou que o desemprego tinha subido para 9,1% e que mais de 507 mil pessoas estavam sem trabalho, o pior desempenho dos últimos 30 anos. É claro que o senhor presidente do Conselho, desta feita, culpou a crise internacional pelo desastre. Estes dois comportamentos são obviamente muito reveladores. A Alemanha é dirigida por uma senhora séria e responsável e este sítio é, como se vê, governado por um vendedor de banha da cobra.

António Ribeiro Ferreira, Jornalista

4 comentários:

Anónimo disse...

É obvio que existe maneiras e modos de tratar os assuntos.foi RUDE E Grosseiro o comentário.

Anónimo disse...

Rude por dizer a verdade?
Então o que poderemos chamar à intenção que envolve os cartazes distribuídos pelo partido do Sr. primeiro ministro? (Não digo Presidente do Conselho porque no tempo em que esses termos se usavam, apesar de ditadura, não havia tanta demagogia). Cartazes que, a pretexto de umas pequeninas verdades, procuram iludir o povo com mentiras sobre mentiras?

Anónimo disse...

Está enganado. O dito jornalista mentiu no que escreveu sobre Socrates e sobre o Governo.
Pos como palavras de Sócrtaes aquili que ele não disse.
Esoero essa demosntração.

Anónimo disse...

O dito jornalista pode até ter mentido. Mas os cartazes do PS. também mentem, e de que maneira!
Não necessito explicar-lhe porquê. Basta que o caro comentador os leia e depois verifique se a realidade publicitada é verdadeira.