31 agosto, 2009

Será que os nossos deputados não querem ir de TGV para Bruxelas?

“Acredita que o TGV possa ser suspenso?

A alta velocidade portuguesa integra a rede europeia e Bruxelas atribuiu mesmo interesse prioritário ao eixo Lisboa-Madrid. Do lado espanhol, a linha já está em concurso e os projectos estão em curso nos outros países. Não vejo que este programa possa estar em causa. Se o PSD entender que tem de reavaliar o projecto e redefinir prioridades, terá de ser célere e credível.

Porquê?

Porque não pode, nunca, pôr em causa compromissos previamente assumidos nem desperdiçar fundos públicos. Qualquer país, para crescer economicamente e para se desenvolver, tem de apostar na construção. Veja o caso alemão.

O TGV é um projecto fundamental para o sector?

O TGV e o aeroporto tornaram-se, face à crise económica, projectos muito polémicos e o país praticamente parou, em termos de obras, para os discutir. O problema é que não houve obras de outra dimensão a suprimir esta falta, nada que permitisse às empresas saber que iam continuar a assegurar o emprego. No caso do TGV, os dados estão lançados, é fundamental criar confiança aos agentes aos parceiros europeus. É determinante para que não se crie um ciclo depressivo de perda de empresas e emprego.”

 

 

Sem comentários: