29 agosto, 2009

TGV e a Tanga

A TANGA e o TGV

“”Estou de férias!... E finalmente arranjei um tempinho para aqui escrever alguma coisa. Os debates ideológicos/políticos/partidários que aqui aconteceram há pouco não me são indiferentes, pelo contrário, mas não vou por aí… (fica para a próxima) … E as eleições serão daqui a pouco tempo… E temos de pensar em fazer escolhas… Gosto de ir estando atento ao que se vai passando no debate político-partidário e há algum tempo que estou para escrever aqui sobre a sua actualidade.

A verdade é que começo a ficar um pouco assustado… “Demagogia feita à maneira é como queijo numa ratoeira”… A hipótese (seja ela remota ou não) de Manuela Ferreira Leite vir a ser “Primeira-ministra” é uma grande preocupação e uma perplexidade (aberração?). Tal como a reeleição de Santana Lopes, em Lisboa (mas essa não me afectará tanto… apenas me deixará a pensar: “’tá tudo grosso!!!’”). Os factos estão à vista de todos, na minha opinião. Já ouvi a anedota segundo a qual F. Leite fez uma cirurgia para repor o hímen… para poder parecer ainda mais “inocentezinha” e “pudicazinha” do que anda a tentar… Será que todos se esqueceram da ministra da educação que ela foi? Será que todos se esqueceram da ministra das finanças que ela foi? A estratégia é clara: a diabolização de José Sócrates e de tudo o que foi feito por si e seu governo…

Mas surgiu um interessante estudo feito por um professor nos Estados Unidos, de seu nome Ricardo Reis, português bem sucedido no outro lado do Oceano. O qual nos oferece conclusões interessantes, ou melhor, como referido por ele, “pistas” que nos “dão que pensar”. E não é que os governos mais despesistas do país foram os do PSD (que de SD tem pouco ou nada… é mesmo é o PPD)? Nomeadamente e em destaque os de Durão Barroso e de Santana Lopes? Lembram-se do discurso na altura? “O país está de tanga!…” Curiosamente, Manuela F. Leite foi ministra das finanças num destes governos… Na altura, estando o país “de tanga”, pôs-se em marcha o projecto do TGV muito maior do que o que está agora em discussão… A propósito, pergunto-me onde andaria o famoso grupo dos 28 na altura, para fazer um manifesto contra o tal investimento… mas isto é um aparte. Voltando ao estudo, pode ler-se no site da TSF: “o que surpreende nos números é que o contributo do PSD para o monstro da despesa pública é quase o dobro do do PS.” Então mas eu pensei que o “peso do Estado na economia era demasiado”… e que era preciso reduzir a despesa e reduzir os impostos para, tendencialmente, deixar o mercado a funcionar por si…

Esta é a visão das coisas da “direitalha”. Está provado que o mercado não funciona por si. Está provado (não só por esta crise… a História ensina-nos…) que a intervenção do Estado é necessária e deve ter o seu peso, não só como regulador.

Voltando ao nosso estudo e ao nosso burgo, segundo a TSF, o estudo refere que “são os ministros socialistas Campos e Cunha e Teixeira dos Santos os únicos a conseguir reduzir o tamanho do monstro”. Na mesma fonte, o comentário do lado do PPD é claro: «Um estudo que merece uma atenção e reflexão profunda e que está acima das quezílias partidárias». (Claro… neste caso isso não lhes interessa…)

De referir que, mais ou menos pela mesma altura, soube-se que o ano passado, pela segunda vez consecutiva e pela segunda vez na História, a balança tecnológica foi favorável a Portugal… Ou melhor, exportámos (em valor) mais produtos de uso intenso de tecnologia do que importámos. Será que foi devido ao aumento das despesas nos governos do PPD?... :-) Claro, o Plano Tecnológico não terá nada a ver com isto… (para não me acontecer como à Presidente do PPD/PPseudoSD, gostaria de referir que estou a ser irónico nestas últimas frases…) Afinal os dados mostram que isto não foi tão mau como MFL tenta pintar, antes pelo contrário… Em pouco tempo voltarei a este tema do debate politico-partidário...””

http://segundachancedavida.blogspot.com/2009/08/o-despesismo-do-estado-ou-os-governos.html

Sem comentários: