20 agosto, 2009

Professores - Gente Gira

Este prof, pertence mesmo à classe de "Gente Gira".
Poucos dias do inicio das aulas? Alguem tem que aprender a contar. Quase um mês, 30 dias.
O que interessa este tipo de conversa, se em anos anteriores metade das turmas ficam com gripe?
Que fizerem as escolas? Que auxílio pediram?
Com tanto tempo de férias, dá enjoo, então... falam por falar.


"A poucos dias do início de mais um ano lectivo, não é o sistema de avaliação ou as divisões na carreira docente ou ainda as colocações que mais preocupam os docentes. Neste campo, sabem como agir, o pior é quando a Gripe A chegar em força. «Todos os anos metade da turma fica com gripe normal, este ano vai acontecer o mesmo, só que será com gripe A. E podemos ter de fechar a escola. É inevitável e é uma fatalidade», explica Jorge Lopes, professor do 3º ciclo. "

8 comentários:

Anónimo disse...

O engraçadinho que elaborou este texto nem contas sabe fazer.
Só tenho mais 11 dias para estar em casa, não para ir passear ou torrar, que decerto é o que essa criatura anda a fazer pelos algarves portugueses ou espanhóis. Só que o meu vencimento, como professor contratado, com DOZE ANOS de carreira não dá para ir a lado algum.
O mesmo engraçadinho aproveita agora a gripe - deve estar a referir-se à chamada gripe A - para difamar os professores. Nem sabe que a actividade de professor faz parte das profissões de risco!
Não sabe nada, nada, nada. Apenas dizer baboseiras. Vê-se bem de que lado está.
Volte para a escola, mas para a escola a sério, não as "novas oportunidades" criadas para enganar... Volte para a escola a sério e tente aprender alguma coisa, se for capaz.

Anónimo disse...

A mania das grandezas.Por os professores serem tão bons é que o ensino estáo tão bom.
Quem é prof ha 11 anos, não pode dizer que foi nestes ultimos anos que se deixou de ensinar "bem". Não será?
Muitos sabemos que o Ministerio da Educação tem sido o albergue de milhares de incompetentes que nada sabem fazer e com o canudo, muitos conseguidos a troco de tampas de "Farinha Amparo" pensam que são os únicos detentores da verdade.
Foram desmascarados.
Os brutos vencimentos a troco de uma horas de aulas por semana são um atentado para um qualquer trabalhador com formação semelhante quer no Esatdo quer no Privado.
Deixaram de enganar o Zé Povinho que lhes paga os ordenados.

Anónimo disse...

Com professores destes, seria preferível ir para a escola da "Marreca".
Não há escolas a sério ou a brincar. Há escolas.
E quem faz as escolas e o ensino, são os professores, não é o Governo, Os Ministros ou quem quer que seja.
Não ensinam bem, porque não querem ou não sabem ensinar.
Para qué esta lamúria toda.
Quando surgiu a avaliação, e como seriam postos a nú as insuficiências pedagogicas e cientificas, por aqui me sirvo - protestar, protestar.
Grande parte, alguem que tem filhos ou netos por essas esolas do país não reconhece que são incompetentes, incumpridores e falhos de vocação para essa nobre e digna actividade.
Podem escrever, blafesmar, criticar, colocar-se em bicos de pés, sindicalizar-se ou não, hoje muita gente passou a conhecer melhor a podridão das escolas deste país.
Como é possível que tal tivesse acontecido durante dezenas de anos sem que ninguem tenha tido a vontade e a ousadia de os confrontar com tal situação.
Trabalhem como um qualquer trabalhador. Não confundam o trabalho dentro e fora das escolas, como um esforço sobre-humano que não os deixa viver a vida de um normal cidadão.
Ninguem acredita nisso.
Quem conhece professores, sabe que isso é mentira.
E esse trabalho "escravo" de que tanto falam, é uma falácia, uma mentira, é atirar poeira para os olhos de quem anda distraído com a situação.

Anónimo disse...

COMO TODOS OS PORTUGUESES SABEM OS PROFESSORES E CONHEÇO ALGUNS ENCERRA O SEU ANO ESCOLAR FINS DE JUNHO E SÓ RECOMEÇA A FINAL DE SETEMBRO, AFINAL QUANTOS DIAS TEM DE FÉRIAS? TODOS SABEMOS CONTAR, OU NÃO?
E NO NATAL? E NA PÁSCOA?
QUE EU SAIBA RECEBEM SEMPRE O MESMO VENCIMENTO. AINDA SE QUEIXAM?

Anónimo disse...

Não venho em defesa do meu colega contratado porque ele de certeza que não necessita do meu amparo.
Estou aqui em nome pessoal, que não divulgo por receio da nova PIDE.
E estou aqui para rebater categoricamente o que os 2º, 3º e 4º comentadores aqui colocaram. Começo por dizer que sou avaliada há TRINTA anos, portanto a questão da avaliação apenas tem servido para desviar a atenção da opinião pública das asneiras que este governo tem cometido.
A escola está como está, e cada vez estará pior, por culpa dos governantes, sobretudo destes últimos. Não são os professores que não querem ou não sabem ensinar. São os sócrates, todos os sócrates deste país, onde incluo estes comentadores, que não querem, que não deixam que os professores ensinem. São esses todos que não sabem do que falam, do que escrevem. São esses todos que nem sabem quem são nem o que são. São esses ignorantes, infelizes, invejosos, ressabiados, mentecaptos que querem a bagunça, que tentam proibir os professores de educarem, de ensinarem, de defenderem a autoridade que lhes assiste. São esses todos, palradores de mentalidade definhada, que querem uma escola que deseduque, que estupidifique aqueles que vão sendo a sua razão de ser - os alunos - para que estes não ultrapassem a falta de conhecimentos dos respectivos encarregados de educação.
Não adianta, meus caros. Enquanto houver combatentes que lutem pela justeza das causas, a escola prosseguirá, mesmo que a muito custo, ainda que apenas para aqueles que a desejam. O resto,que sois vós, não conta para nada!

Anónimo disse...

Alguns destes comentários ferem a mediana inteligência de muitis leitores, razão porque, aos professores, apenas lhes recordo o seguinte: O ensino só nos ultimos anos deste Governo caiu a pique?
Então mas os professores não são os mesmos, os programas tambem não são os mesmos? Como é?
O Governos ou os alunos o que tem a ver com os encarregados de educação?

Anónimo disse...

Eu não sou professor, mas estou por dentro dos problemas da escola actual. Perdoem-me os senhores professores que aqui puseram os seus lúcidos esclarecimentos, mas agora sou eu que quero deixar os meus pontos de vista, não sei se respondendo em seu lugar aos outros comentadores ou se apenas complemento a opinião dos Exmos docentes.
Começo por dizer sim, foi com este governo que o ensino caiu a pique. Aquilo que era necessário fazer-se em favor de o melhorar não foi feito, pelo contrário, pois este governo, que não entende nada da questão, apenas se limitou a tentar desfazer o pouco que ainda se aproveitava.
Os professores são os mesmos, mas deixaram de ter autoridade dentro da própria escola, deixaram de poder exigir em função do que ensinam ou tentam ensinar.
Quanto aos encarregados de educação(eu sou um deles), fique claro que não se pode nem deve metê-los todos no mesmo "saco". Mas há uma grande percentagem que, por incapacidade de entender a importância da escola, por razões de mentalidade, por desleixo, por desinteresse em relação à vida escolar dos seus educandos, por recalcamentos que vêm do seu tempo de estudantes, por ignorância em relação à vida socioprofissional, cultural e familiar dos professores encostam-se à barreira governamental convencidos de que Sócrates e Lurdes Rodrigues estão com eles. Como se enganam, coitados!
Mas a questão é mais complexa, para me referir agora aos alunos. É que eles habituaram-se, e aqui por culpa dos seus paizinhos, a ter só facilidades, ao simplesmente lúdico, ao entretenimento que não conduz a nada de positivo.
Para eles, estudar é um sacrifício, um castigo. Não adianta explicar-lhes que sem trabalho, sem esforço, sem interesse não se chega a lado nenhum.
Esta questão não deixa de reflectir o espírito da sociedade actual quanto à aparente evolução que vem sofrendo.
É, pois, por tudo isto, e por mais ainda que aqui não vou explanar, que a escola caiu a pique, nestes últimos anos.
Não é por culpa dos professores cuja maioria trabalha bem mais do que a restante população activa deste país.
Haja bom senso quando se fala destas questões. Respeitemos os professores. Acarinhemos a escola. Exijamos dos nossos filhos que cresçam em todos os sentidos, para que, como alguém já disse, o futuro tenha futuro.
Tenho dito.
M.F.C.S.

Anónimo disse...

Este úlimo comentário e o dos Senhores Professores são eloquentes e envolvem uma boa dose de pedagogia.
Porém, Excelentíssimos Senhores Doutores, ao mesmo tempo que louvo a vossa paciência e generosidade, tenho de dizer o que decerto VV.Exªs. também sabem: «DISTRIBUIR PÉROLAS A PORCOS» É TEMPO PERDIDO. Não lhes parece?