15 setembro, 2008

O ti Magalhães



O ti Magalhaes afinal já passou a ter comprador.


Vái ser exportado.


E agora ? De tanto mal que disseram os anti-Socrates, que dirão agora ?


"O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mostrou este domingo perante as câmaras de televisão um exemplar do portátil Magalhães, produzido em Portugal, sublinhando que a Venezuela prevê adquirir proximamente um milhão de exemplares.
«Explicaram-me os portugueses que se pode deixar cair sem se danificar. Está feito para crianças», disse o presidente Hugo Chávez, que deixou cair, desde a altura dos seus ombros, um portátil ligado para cima da mesa. «Vejam que não se desligou. Este sim é um verdadeiro computador, que «aguenta» bombardeamentos», enfatizou.
As casas pré-fabricadas que vêm de Portugal
O presidente da Venezuela falava durante o espaço radiofónico e televisivo dominical «Alô Presidente» número 231, minutos depois de fazer uma breve exposição sobre as «petrocasas», casas pré-fabricadas, para «substituir barracas por habitações dignas».
Explicou que Portugal vai fazer chegar à Venezuela equipamentos para a construção dessas habitações, seguindo-se a instalação de uma fábrica com tecnologia portuguesa, de serração e processamento de madeiras. «É a industrialização da Venezuela, mas é uma revolução industrial socialista, orientada para as necessidades fundamentais do nosso povo», sublinhou.
«Socorro Hernández, a nossa ministra [de Telecomunicações e Informática] tem por aí uns computadores que eu pedi aos portugueses, ao nosso amigo, o primeiro-ministro [José Sócrates], que trouxesse um primeiro lote. Vamos trazer um milhão destes computadores», disse, ao mesmo tempo que exibia um exemplar do portátil com o sistema operativo Windows XP e iniciava um diálogo com a ministra que exibiu também um exemplar, com o sistema operativo Canaima.
Socorro Hernández explicou que «são computadores para crianças de 5 a 11 anos, com um nível alto de resistência física, como uma malinha e que pode também ser usada por crianças de mais idade».
«Que beleza!» exclamou o presidente Hugo Chávez interrompendo momentaneamente a ministra, que retomou a conversa para explicar que o governo venezuelano está a trabalhar num «acordo com os portugueses» e sublinhando as boas relações entre os dois países.
Computadores Magalhães também vão ser produzidos na Venezuela
«O sugerido é, segundo as suas directrizes, que avancemos na possibilidade de instalar uma fábrica, que inicialmente se traga um número de computadores no primeiro e segundo trimestre de 2009, mas que a partir do terceiro trimestre comecemos a produzi-los aqui», disse.
A ministra explicou que o computador, ao contrário dos que inicialmente foram levados para a Venezuela, tem «sofware» livre. No primeiro trimestre de 2009 a Venezuela vai importar 250 mil computadores, outros 250 mil no segundo trimestre e que, com a ajuda de Portugal, as outras 500 mil unidades vão ser produzidas na Venezuela."

Sem comentários: