20 setembro, 2008

Magalhães

As primeiras unidades do "Magalhães", computador portátil fabricado em Matosinhos e que vai custar entre 285 e 295 euros, serão colocadas à venda em Lisboa e no Porto, no próximo dia 26 de Setembro. Fonte ligada ao projecto revelou à Imprensa que os primeiros 500 compradores (250 em cada loja) terão um desconto de 30%.

Na primeira fase serão disponibilizados 10 mil computadores para o público em geral, sendo que os compromissos já assumidos com o Governo português, levarão à produção de 500 mil "Magalhães" para o Programa e-Escolinha, devendo estes começar a chegar às escolas na última semana de Setembro. De acordo com fonte do fabricante, o equipamento a colocar no mercado será igual ao que vai ser utilizado pelos alunos do primeiro ciclo do ensino básico, mas os conteúdos serão diferentes. O computador destinado ao Programa e-Escolinha terá conteúdos pedagógicos, enquanto o que pode ser comprado nas lojas terá conteúdos diversificados.

O projecto "Magalhães" está a revelar-se um êxito, devendo ser exportado para escolas de outros países, visto que contabiliza quatro milhões de unidades encomendadas. O seu primeiro destino além-fronteiras poderá mesmo ser a Venezuela, país que pretende adquirir um milhão de computadores. Entretanto, o consórcio fabricante pondera a possibilidade de lançar uma segunda versão do "Magalhães" no final de 2009.

Sem comentários: