09 setembro, 2008

Força Portugal, hoje e amanhã



2-2 - afinal nada !!!!

Hoje a selecção de sub-21 já saíu fora da carroça, como se dizia antigamente.
Nos poucos momentos que vi parte do jogo, verifico que alguns dos nosso jogadores, mais parecem uns perús, talvez melhor uns pavões, na época do acasalamento, querem dar nas vistas: Cabelos com arranjos exóticos, cabelos alourados, etc, etc.

Tudo o que não tem a ver com a prática do futebol.
Os milhões que movimentam na indústria originam esta prática de se tornarem exoticos em vez de futebolistas.

Ora bolas, mudem de profissão - vão para o teatro, para o circo ou para as passareles da moda, talvez seja esse o seu melhor futuro.

De futebol, para uma grande maioria deles, que até joga no estrangeiro, nada.
Se se dedicassem à pesca, não seria melhor ?
A conversa é sempre a mesma, ora reparem:

Rui Caçador, treinador dos sub-21, fez a seguinte análise ao afastamento da selecção do Euro 2009, após o empate (2-2) frente à Irlanda:
«Espero que acreditem que Portugal continua a ter jogadores de grande qualidade e nem sempre é possível alcançar os objectivos. Fizemos uma primeira parte de acordo com o que era necessário fazer. Ter de ganhar eventualmente por quatro ou mais golos, poderia ser fatal e foi. A Irlanda preparou bem a segunda parte, teve alternativas e nossa ânsia em marcar ao terceiro golo, levou ao 2-1 da Irlanda.
Vamos começar um novo ciclo que certamente irá trazer mais vitórias para selecção de sub-21 portuguesa.
Tive todas as condições para ter sucesso. Não deu, há outro ciclo para começar, compete à federação e ao seleccionador nacional decidir quem o vai fazer. Faço parte dos quadros da FPF, estou ligado por muito que isso custe e por críticas menos correctas que tenho visto. É uma honra trabalhar na federação e perceber que quando perdemos os jogadores também sabem perder.
Hoje, demos aqui uma lição de dignidade. Agradeço ao público da Madeira. Se estou disponível? Falaremos depois do jogo com a Dinamarca. O que falhou? Uma perda de pontos na Bulgária, que foi imperdoável. Foi uma corrida a dois, com a Inglaterra a ser mais forte. O regulamento foi diferente e em condições diferentes, vencendo hoje seríamos apurados. Não vou arranjar desculpas, não é meu feitio, tenho muitos anos de treinador e tive todas as condições. Nada faltou. Portugal perdeu, eu sou o treinador e sou o responsável.
Dei um abraço aos jogadores e disse-lhes o mesmo que tinha dito ao intervalo: estar perto do sucesso é ter o insucesso ao lado. Agora disse igual. O insucesso tem que os ajudar a perceber que a carreira deles é assim e que eles têm muito a dar ao futebol português.»

Não sendo um grande adepto da actual selecção, que dizem ser Nacional, não deixo de ser Português.
Vejo, e acima de tudo, oiço, sotaque e linguagem, que nada tem a ver com Portugal.

"Liedson está a um passo de ter nacionalidade portuguesa, o que o torna elegível para a Selecção Nacional, dado que nunca foi internacional A brasileiro.
O avançado do Sporting, um dos melhores nas últimas edições da Liga, poderá fazer aumentar o número de opções de Carlos Queiroz para o ataque, um sector sempre muito sensível na equipa das quinas.
O seleccionador, questionado sobre o assunto, não fechou a porta a uma futura chamada de Liedson, embora tenha optado por contornar a questão. Depois de Deco e Pepe, convocados durante a «era Scolari», o goleador poderá ser o próximo a vestir de vermelho e verde."

Nada tenho contra os estrangeiros, mas, passar a ser Português, por um sistema que até nem se compara com a enxertia das árvores, isso não gosto nada.
Seu a seu dono.
Na selecção deveriam haver só jogadores "portugueses de gema". Mais estrangeirados, não. Não.
A comercialização e a mediatização da industria do Futebol, assim não o entende e, assim estamos.
Apesar de tudo, força Portugal, pelo menos , só e enquanto houver na selecção alguem que fale portugues abrasileirado.

Sem comentários: