26 setembro, 2008

Exconomistas, Financeiros e outros tantos tais

Estes Economistas, Financeiros, Comentaristas, Colunistas, Políticos na sua maioria, são de bradar aos Céus.

Em termos de Futebol, alguém dizia que, progonósticos, sõ no fim do jogo.

Ora por aqui e a propósito desta crise financeira mundial, o que aconteceu?

Como é possível, com tantos "espertos" outros ou ainda mais "expertos", deixaram passar em claro a aproximação desse tufão, que tendo a origem nos EUA, está a alastrar e a provocar estragos por esse mundo fora.

Agora, como o "adivinho" Zandinga dos seus tempos aureos, todos apregoam e praguejam que as suas "adivinhações" eram as correctas. Entre tantas, por vezes alguma sái certa.

Esquecem-se que na maioria das vezes essas adivinhações saíram "furadas" e ficaram esquecidas com o passar do tempo.

A economia, não sendo uma ciência exacta, não pode nunca produzir efeito digno de certeza matemática. Assim sendo, esses "comentadores" iniciam ou concluem as suas dissertações com um, ou vários "se's".

Se acontecer isto, pode passar a acontecer aquilo e, assim por aí fora. Quando acertam uma, aí estão eles a dizer que, vejam bem, sempre tinham razão.

Pois foi, mas desta vez, não creio que alguem tenha dito que tudo isto viria a acontecer. Então, aqui estamos nós, aquilo a que vulgarmente se chama de Zé Povinho, a pagar a crise, como sempre.

Os adivinhos, esses continuam, a botar mais umas larachas dizendo que isto ou aquilo se vái passar. É claro que algumas sairão certas, pudera. Todos sabemos se não chover pelo Inverno fora, não haverá erva para o gado pastar. Não será preciso ser economista para fazer uma "adivinhação" destas.

Mas será que algum deles pôs, preto no branco, que estas empresas iriam falir da maneira e do modo como faliram ?

Não consta que nenhum, nem no berço da economia mais aberta de todo o Mundo.

E agora, vamos acreditar neles ?

Sem comentários: