28 março, 2009

Marinho Pinto e o caso Freeport

Quando ao meio da tarde de sexta-feira se soube do artigo que o Bastonário da Ordem dos Advogados fez sair no boletim da sua Ordem. Desenhava o vendavel de opiniões que iriam surgir pelos noticiários dos canais de televisão.

Tal veio a acontecer, com os mais diversos "palradores", alguns bem conhecidos, pelo conteúdo e sentido das suas "opiniões".

Marinho Pinto pos na praça pública uma série de factos que, embora constantes dum acordão em que foram julgados e condenados, quer polícias, quer jornalistas, factos esses que não eram do conhecimento da maioria dos portugueses.

Embora estejam relacionadas com o caso Freeport, não houve na altura nem nestes tempos mais próximos jornalista de investigação, nem nenhuma Felícia Cabrita que lhe interessasse dar à estampa semehantes factos.

A relevância dos factos e o conjunto de pessoas denunciadas em juizo, terão condicionada a exploração jornalistica dos mesmo.

A garvidade de estarem envolvidos polícias, magistrados e políticos, em sitonia e em reuniões, é muito mais condenável do que os argumentos que agora, muitos desses "palradores" pretendem confrontar o Bastonário, argumentando com a s mais dispares opiniões, e escamoteando o que é principal em todo este tema – que os portugueses na sua maioria desconheciam os factos, que a imprensa não teve qualquer interesse em relatar os mesmos a seu tempo e que por terem sido provados como verdadeiros em juizo, apontam e dão razão a muitos daqueles que hoje, não o podendo ou não o querendo provar, denunciam que de facto existe uma perseguição felina ao primeiro ministro.

Não pode hoje, haver político, que não venha denunciar publicamente o que se está a passar.

Sabe-se que a hipocrisia é uma das grandes armas dos políticos, escudando-se por detrás dela para com um tipo de conversa fiada, fugir à responsabilidade de opiniar sobre o cerne da questão.

A conjugação de se saber o que se passou a seu tempo com aquele tipo de conluio com Sócrates e a sistemáticas notícias postas no ar, a conta gotas, denuncuam o quê?

No final, será que a maioria dos portugueses ainda está a passar ao lado de uma situação destas?

Esperemos que não?

Sem comentários: