28 março, 2009

deus para mim, diabo para os outros . . .

Desde criança que me ensinaram que não deveria querer só para mim aquilo que negava aos outros.

Pela vida fora fui aprendendo que a análise de determinadas situações, embora não sendo possível, porque só quem as sofre, numa situação concreta as sabe quantificar e valorizar.

Desde há muito tempo que Socrates tem vindo a ser alvo de uma perseguição jornalistica de que não há memória neste país.

Ele sabia o que tinham tentado fazer e fizerem, ao seu antigo secretário geral de partido, Ferro Rodrigues, ( não só a ele, mas até a Jorge Sampaio, ainda na altura Presidente da República) quando do processo Casa Pia.

A partir daí por outras razões que não fossem, deveria ter bastas reservas em relação à actuação de alguns jornalistas que em conjugação com os seus patrões, iriam fazer-lhe a vida negra, como o fizeram com o seu antecessor à frente do PS.

A perseguição sistemática, programada no tempo e no espaço, tem surgido com contornos maqueavélicos, dignos dos melhores temas dum filme .

Hoje, após todo este tempo, com o processo do Freeport a voltar a ser "reaberto" e, com as hipóteses que os meis judiciais tem para a colheita da verdade sobre os eventuais indicios de crime, os jornais e as TV´s não se coibem de tentar julgar por sua conta alguns dos que terão eventualmente a ver com aquele processo.

Para além da eventual e sistemático caluniamento de Sócrates de forma directa ou indirecta por diversos meios de comunicação, pretendem a tempo e a horas escolhidas com meticulosidade "científica", nem sequer aguardando as diversas diligencias da justiça, crucificar em público o Primeiro Ministro.

A paciência terá certemente os seus limites e, bem poderá acontecer que num destes dias o feitiço se volte contra o feiticeiro., pois não acredito que muitos daqueles que hoje o agridem diàriamente, não tenham o seu telhado de vidro.

A grande maioria dos políticos, com a sua posição de surdos e mudos, olhando para o lado, deixando que um seu companheiro de caminhada esteja a ser tratado de semelhnate maneira e, não proferindo uma palavra de solidariedade, não face ao temas em causa, mas áá aviltante maneira com que está a ser tratado, mais não demonstram que afinal, querem Deus para si e o Diabo para os outros.

O jornalismo e a política, neste país e neste momento, muito mais que em outro qualquer momento, estão emporcalhados e mergulhados na lama da hipocrisia, política e profissional.

Não, não há campanha negra?

Seria bom que se soubesse, daqueles que são os seus mentores e os que a estão a por em prática como reagiriam se esta "peste" lhes tocasse à porta.

1 comentário:

Anónimo disse...

DEUS PARA UNS E O DIABO PARA OS OUTROS...
O título até é sugestivo, mas pode ser utilizado por qualquer dos lados de que se esteja.
Claro que cada um utiliza as armas que tem. Isso verifiquei há muito tempo, e foram os políticos que mo fizeram ver.
Quanto a «telhados de vidro...» é o que mais há por aí, infelizmente, e de todas as cores.
É só esperar por uma saraivada a sério e logo se verá o resultado.
Sobre a comunicação social, também entendo que, nem sempre, ela se porta deontologicamente correcta. Agora se participa ou não de alguma «campanha negra», não sei. Que cada um a veja como quiser, desde que não seja daltónico.
O certo é que, apesar de me considerar socialista (de ideal, não de ideologia), não concordo com o que este governo vem fazendo. O próprio 1ª Ministro se arvora no próprio país..., mas irrealizando-o. Fez o que não prometreu e não cumpre o que prometeu. Isso eu já sabia que iria acontecer. Mas nunca julguéi que os métodos utilizados fossem de tão flagrante incoerência, em muitos casos de oportunismo saloio, de falta de seriedade política, apregoando "feitos" que não interessam ao país, mas tentando com eles enganar o povo, cuja maioria ainda é cega, ignorante, incapaz de pensar, de entender...
É esta a realidade actual a que nos sujeitamos.
Receio bem que possa aparecer por aí algum messias à moda antiga...