26 março, 2009

Magalhães

Quem convive com os "miudos" do 1º Ciclo do Ensino Básico, sabe e tem que reconhecer que o que está a passar com o uso do Magalhães, é uma autêntica revolução.

A alegria e o entusiasmo na utilização do mini PC é visivel.

Só que, a partir desta primeira fase de utilizar o Magalhães como "brinquedo" tal qual como o fazem, com os outros mini computadores, as PSP, etc, etc., haverá que sensibilizar, professores, pais, encarregados de educação, para as grandes potencialidades que existem na utilização deste instrumento para outros fins.

Recorde-se que uma parte dos "trabalhos de casa" e dos trabalhos nas "aulas" poderão passar a ser feitos no Magalhães.

Assim, haja disponibilidade e vontade de todos os que estando próximos desses jovens os encaminhem para a aprendizagem e sua utilização com fins mais produtivos que os normais jogos de lazer.

Sobre os problemas detectados no computador 'Magalhães', a ministra explicou que os conteúdos colocados no computador eram, "em alguns casos, versões de conteúdos educativos que não tinham sido verificados pelo Ministério".

A governante disse que a confiança depositada nos produtores do computador era suficiente para que não fosse preciso "controlar permanentemente" os conteúdos. Em Abril, será lançado um portal das escolas na internet para que pais e professores possam renovar os conteúdos do 'Magalhães' que considerem adequados à idade e aos programas disciplinares.

Sem comentários: