16 dezembro, 2014

FACEBOOK - virus

O vírus terá sido detetado primeiro na Rússia, e espalha-se através de mensagens que parecem enviadas por amigos.
Um vírus que se transmite através do Facebook, que foi denunciado inicialmente na Rússia, parece ter chegado também a Portugal. O vírus espalha-se através de links que surgem emmensagens ou no mural do utilizador, e que, quando clicados,infetam o dispositivo do utilizador com malware.
O vírus envia uma mensagem com "OMG!" ou "Private Video", que surge como se fosse enviada por um amigo, acompanhada de uma hiperligação. Se o utilizador clicar no endereço, o seu dispositivo fica infeta com malware (um tipo desoftware que pode causar danos ou roubo de informações nos dispositivos) e o vírus é espalhado para os seus amigos.
O vírus terá sido detetado primeiro na Rússia. Peritos informáticos citados pelo Russia Todayrecomendam que os utilizadores não cliquem em hiperligações como estas. Se clicarem, a recomendação é que se mude a palavra-passe do Facebook e se faça uma limpeza do dispositivo (computador, smartphone outablet) com software anti-vírus.
A assessoria russa do Facebook garantiu à agência noticiosa ITAR-TASS que "a segurança é a principal prioridade do Facebook". "Desenvolvemos ferramentas múltiplas para bloquear e eliminar o spam", esclareceu o Facebook. "Alguns desses instrumentos previnem que os links se espalhem entre as pessoas, enquanto outros ajudam a limpar os murais depois do ataque".
O DN contactou a assessoria do Facebook sobre a chegada do vírus a Portugal mas ainda não obteve resposta.

Sem comentários: