10 dezembro, 2014

APRE - em Bruxelas

Retirado do Facebook de Maria do Rosário Gama


"Madrugada de 8 de Dezembro, feriado, (já foi dia da Mãe), frio de rachar. Entrei no Alpha em Coimbra, numa carruagem em que só viajavam duas pessoas, que podiam ir até Lisboa ou Faro, ou outro qualquer destino. Iam, certamente, em passeio ou em trabalho, resolver assuntos pessoais ou familiares. Não sei, mas também não é importante. Deixei o marido e a filha em casa e o outro filho, nora e neta na casa deles. Hoje, feriado, era dia de almoçarmos todos juntos. Mas não, vou ao Parlamento Europeu, não em passeio, também não vou em trabalho, direi que vou em missão. Vou ouvir e vou falar. Vou apelar para uma Europa de cidadãos e não da austeridade, que conduz ao empobrecimento, vou falar das pensões no nosso pais, no aumento de 2,59 € nas pensões mínimas, no corte do complemento de pensões dos trabalhadores do sector empresarial do Estado, na fiscalidade verde, no aumento da carga fiscal, nos lares ilegais, na violência sobre os idosos e em tudo o mais que consta do power.point que irei apresentar na audição do dia 9. A problemática dos seniores é também europeia, por isso é importante "atacar" em todas as frentes. Esta é a missão que assumi há dois anos e que me faz sair de casa na madrugada fria, no feriado do antigo dia da Mãe, 8 de Dezembro!"


"Enquanto durava a conferência onde participamos, os Ministros das Finanças da UE estavam reunidos no mesmo edifício a discutir o déficit de Portugal: 3,3 dizem uns, 2,7 diz a Ministra Albuquerque. É preciso mais medidas de austeridade, dizem eles, agora ainda não, diz ela! E se não se cumprir o déficit que eles querem, alguém morre? É que se optarem por mais austeridade, morrem muitos! Segundo o jornal I, aumentou significativamente a morte nos idosos devido a quedas e devido à desnutrição. Aumenta a austeridade, aumentam os cortes nas pensões, aumenta o preço dos produtos e consequentemente a dificuldade em fazer as refeições para manter um bom estado nutricional."


"Os deputados do PSD e do CDS, mais uma vez, não compareceram à audição e teria sido bem importante que tivessem ido pois a nossa intervenção, em power.point, tinha bastante conteúdo para ficarem a conhecer melhor a realidade, uma vez que o Primeiro-Ministro disse que, desta vez, o mexilhão não "se lixou". Alguns dos dados que levámos, todos de fontes oficiais, eram desconhecidos de alguns deputados, nomeadamente do deputado do MPT que achou que era uma vergonha termos dados tão impressionantes no país. Missão cumprida."


"Surpresa! O Fernando Martins viajou ao lado da Ministra das Finanças. Não fomos nós que viemos em 1° classe, foi a Ministra que viajou em económica. E falaram durante toda a viagem. Ela disse que o corte de pensões era inevitável. O Fernando "chegou para ela", que mostrou conhecer-nos pelos nossos nomes. Peço ao Fernando para comentar e acrescentar alguns pormenores. Por fim, e porque a TAP não cumpre horários, chegámos com uma hora de atraso e eu fiquei impossibilitada de seguir para Coimbra. Foi muito cansativo, muitas horas de espera mas as sementes estão lançadas!"


Sem comentários: