10 maio, 2009

Benfica - A Glória perdida

Podem chamar tudo o que quizerem ao treinador do Benfica, mas, há algo que não só os benfiquistas vão ter que reconhecer – desde há muitos anos que não passava pelo futebol português um trinador que nas suas consideraçõe e análises fosse tão honesto quanto este.

Idependentemente da sua capacidade e conhecimentos para gerir uma equipa como a do SLBenfica, ao ganhar ou a perder, manteve sempre a mesma compostura e serenidade.

As sus respostas na maioria das vezes, terão confundido os jornalistas, não lhes dando azo às especulações que são habituais no desporto dito Rei.

Talvez por isso, não tenha tido do seu lado, muitos do media deste país.

Ao assumir as victórias e as derrotas com naturalidade e modéstia ora fazendo uma análise critica profunda ao desempenho dos seus subordinados, nunca se deixou contagiar pela justificação demagógica para alguns desaires.

Não cabe ao treinador marcar os golos ou não deixar que os seus adversários os metam na baliza da sua equipa. Cabe-lhe orientar, motivar e ensinar o caminho para as vitórias.

Com bons e maus jogos, o SLB em muitos deles faltou-lhe uma pontinha de sorte. E nestas coisas do desporto de competição, convenhamos dizer que a sorte ajuda muito.

Quique Flores tem sido desde sempre um gentleman.

Nesse aspecto, pelo menos, que seja um exemplo para muitos portugueses e estrangeiros da mesma profissão que polulam por aqui e que procuram na maioria das vezes camuflar as suas próprias insuficiências utilizando a demagogia do palavreadso fácil e no fundo bem aceite pela grande massa de adeptos do futebol que apenas entendem deo desporto nas vitórias e nas derrotas, ora dizendo bem o mal dos treinadores conforme a posição da sua equipa na classificação do campeonato.

Recordar, por exemplo a maneira de estar e de ser, mas acima de tudo de se explicar, quanto a treinadores do SCP ou do FCP, tem Flores, uma grand diferença.

Basta recordar os tambem lenços brancos que foram mostrados ao treinador do FCP em algumas jornadas do campeonato.

Recordam-se?

Flores grangeou a minha simpatia desde os primeiros momentos, penso que com razão.

A propósito, o treinador do Trofense, entre muitas coisas, manifestando-se insatisfeito com o empate, disse -
"com mais astúcia poderíamos almejar um outro resultado".

Sem comentários: