23 janeiro, 2014

OEIRAS - Palácio Marqês de Pombal - Visita este Sábado

‘Aos sábados no Palácio’ é um programa da Câmara Municipal de Oeiras que tem apresentado propostas diversificadas aos oeirenses de todas as idades.

Este sábado, no Palácio Marquês de Pombal, poderá contar com uma visita orientada por Alexandra Fernandes intitulada “Cantos e Encantos do Palácio”, entre as 10h00 e as 12h00.

Entre as 11h00 e as 12h30 há uma “Oficina de Produção de Perfumes” e, entre as 15h00 e as 16h30, há uma “Oficina de Produção de Leques”, ambas as atividades para famílias com crianças dos 6 aos 12 anos.

Das 15h00 às 17h00 há uma “Visita Encenada” ao Palácio.

A antiga quinta de recreio da família Pombal situa-se junto à Ribeira da Lage, ocupando uma área de terrenos férteis. O Palácio Marquês de Pombal foi construído na segunda metade do século XVIII e é um projeto de Carlos Mardel, arquiteto húngaro que teve um papel privilegiado na reconstrução pombalina de Lisboa.

O recheio original do edifício foi leiloado pela família Pombal em 1939 e apenas o célebre retrato do Marquês, pintado em França por Joseph Vernet e Van Loo, se encontra hoje na Câmara Municipal de Oeiras.

As propriedades que o Marquês de Pombal possuía em Oeiras englobavam oito olivais, cuja colheita era transformada no Lagar de Azeite. Em demasiada quantidade para ser exclusivamente destinado ao consumo próprio, seria provavelmente vendido em Lisboa ou até exportado. O lagar foi completamente abandonado e funcionou alguns anos como sala de arrumações, tendo sido recuperado entre 1989 e 1990.

Fonte: http://oeirasdigital.pt

 

Sem comentários: