07 janeiro, 2014

Cavaco Silva o discurso visto por Mário Soares

”UM DISCURSO INÚTIL

Alguns portugueses quiseram ouvir - e ler - o discurso do início do ano do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Por mim, como já esperava o que ia ser dito, não me provocou qualquer curiosidade nem interesse. Foi, como diz o povo, vira o disco e toca o mesmo.

Assim foi, com efeito, tocou o mesmo. Não disse nada de novo. Líder do partido do Governo, o PSD, ao qual continua ligado e o único com que dialoga. O próprio CDS para o Presidente só conta porque sem ele não haveria maioria...

O Presidente só fala dos mercados, são a única preocupação que tem. Veja-se que para o Presidente da República os mercados sobrepõem-se à política, o contrário do que a Constituição diz. Ou seja: é o economicismo puro e duro. Não se interessa pelas pessoas. Sejam desempregadas, sem pão para dar aos filhos, porque os filhos dos outros não contam. Os portugueses são obrigados de qualquer modo a emigrar, saindo de Portugal, mesmo que sejam grandes cientistas, escritores, académicos ou artistas. Como tem vindo a suceder.

A cultura nunca interessou ao Presidente da República. Só os mercados e consequentemente o dinheiro que deles pode vir - se assim acontecer - venha de onde vier. Ilusão absoluta.””

(In DN)

 

Sem comentários: