21 abril, 2010

Pausa lectivas não são férias

Já tinhamos lido e ouvido falar nesta diferenciação para os diversos periodos de férias dos professores.
Mas para um professor, convem dizer que não lhe fica nada bem, omitir a verdade, mentir ou não dizer a verdade, que bem entendido, dada a versatilidade do "português", tudo quer dizer a mesma coisa.
Este senhor professor, pedagogo da "não verdade" diz que tem  4 meses de férias. Talvez sejam até mais.
Tem reuniões, trabalho não lectivo, etc, etc, tem isso tudo, mas acima de tudo tem férias, férias e férias.
Trabalho administrativo? - Onde, quando e como?
Composição de turmas e horários? No Natal, no Carnaval, na Páscoa e entre o meio de Junho e o principio de Outubro?
Vigilância e correcção de exames? Em que datas, para que disciplinas e para que professores?
Etc, etc, etc., para este tipo de actividades será onde terão mais prolongado e árduo trabalho?
Sobre as férias e o trabalho dos ditos, nas férias, a melhor forma de se saber o que fazem e quantos estão a trabalhar, é simples: passar pelas escolas e olhar para o interior, para os parques de estacionamente e verificar que estão vazios. Para alem das viaturas dos trabalhadores não docentes, nada mais.
A história aqui contada dos problemas e situações com os alunos e dos programas, assim como até os da f´érias, nada tem a ver com a avaliação. Deitar poeira para os olhos dos incautos.
A avaliação, boa, má, péssima, foi publicada e enquanto não for declarada nula ou substituida, estará em vigor e deverá ser cumprida como uma qualquer norma.
O não cumprimento deverá ou deveria acarretar sanções disciplinares. Não será o caso.
A sanção será perda de alguns pontos na classificação, o que estará correcto, pois de outra forma os "infratores" seriam beneficiados em relação aos "cumpridores".
Contra este argumento, nada.
Quando ouver nova avalaição, que cada qual demonstre o seu real valor.

"Frequentemente se repete de forma maldosa que os professores têm quatro meses de férias, o que evidentemente não é verdade! Pura e simplesmente se confunde, de forma propositada, pausas lectivas com férias dos professores como se a duração das férias destes fosse igual à duração das férias dos alunos! Após os alunos entrarem em férias, os professores têm e sempre tiveram outras tarefas: reuniões, trabalho administrativo, composição de turmas e horários, vigilância e correcção de exames, etc, etc! Critique-se, mas critique-se com verdade! E que dizer das várias medidas com vista ao facilitismo no respeitante aos alunos, por forma a se mostrarem estatísticas aparentemente brilhantes? Não foi o anterior Governo de Sócrates quem acabou com a obrigatoriedade das provas globais no final do 9º ano de escolaridade? Não foi ele quem acabou com o conceito de faltas injustificadas, de tal modo que pôs em pé de igualdade alunos que faltam porque não lhes apetece ir à escola e alunos que faltam porque comprovadamente estão doentes? Pobre Portugal!"  (Publico)

7 comentários:

Anónimo disse...

Outro a não saber o que diz!!!!
Não fale em férias dos professores! Fale em pausas lectivas PARA OS ALUNOS. E se os professores aproveitam algum desses dias para si próprios, só o conseguem se, anteriormente, trabalharem foras de horas no serviço que fariam nos tais dias a que este texto se refere.
De resto, se fossem mesmo férias, bem o mereceriam.
Quem escreveu este texto deve pensar que dar aulas é trabalhar num outro serviço qualquer.
Se tem filhos e os educa, veja a trabalheira que tem para os educar. Agora pense num professor que tem não um, dois ou três alunos, mas 90, 120 ou mais.
Pense, mas pense, se for capaz, para não dizer disparates.
ESPIÃO

Anónimo disse...

Quem é ou foi professor, sabe que isto é mentira.
Quem é pai, avô ou alino, sabe bem que estes profissioñais do ensino, procuram esconder-se por detrás destes argumentos que não são reais nem verdadeiros. Basta. A grande maioria dos portugueses sabem bem o que se passa com as horas de aulas que dão e as que não dão. Trabalhos de casa?

Anónimo disse...

Sr/a Comentador/a
Atreveu-se a chamar mentiroso ao Sr. ESPIÃO, provando com isso e uma vez mais a sua imbecilidade.
O Sr. ESPIÃO sabe o que diz, não mentiu. Chamar-lhe mentiroso é chamar-me a mim também.
Eu fui professora até há dois anos atrás. Com metada da carreira cumprida, troquei-a por outra actividade que me permite mais proventos, menos responsabilidade e menos chatices. Sei quem sou e sei o que digo. E também sei quem são as criaturas como você.
Já que não tem respeito pelos outros, tenha-o pelo menos por si próprio/a.
EX-PROFESSORA

Anónimo disse...

E SE FOSSEM TODOS BARDAMERDA COM A HISTÓRIA DOS PROFESSORES? ATÉ PARECE QUE JÁ FORAM ENCORNADOS POR ALGUM! CHEGA PORRA!!! SEMPRE A MESMA CONVERSA DE MERDA! FOSSEM PARA PROFESSORES! ESTUDASSEM!

Anónimo disse...

Sra Professores, podem continuar a enganar alguns incautos mas a maioria já não se deixa enganar pela vossa conversa. Sendo mal educados como são, não será normal que sejam bons professores. Boas pessoas não são.

Anónimo disse...

Eh pá! Como te enganas!!!
Eu, que escrevi o comentário anterior ao teu, não sou professor.
Era o que me faltava. Só se não tivesse mais nada. Ser professor para aturar geninha como tu? Não!
Eles têm é muita paciência...
Eu sou dos que tenho direito a "Prémio" ao fim do ano, meu caro. Mas sei que comigo não te metes, não te adianta. Eu estou por cima e bem por cima...
Quanto à boa educação, não te metas nisso. Isso não é para pessoas como tu.
QUADRO SUPERIOR

Anónimo disse...

PRECISAMENTE POR SENTIREM TANTO ÓDIO PELA CLASSE DOCENTE,NUNCA CONSEGUIRAM APRENDER NADA. COM O DEVIDO RESPEITO PELO BURRO QUE PUXA A CARROÇA, VOCÊS NÃO PASSAM DE ASNOS! É ATERRADOR VERIFICAR TANTA IGNORÂNCIA!
SE EU FOSSE PROFESSOR, MANDAVA-OS PARA UM SÍTIO QUE EU CÁ SEI! ATÉ DUVIDO QUE ESTA MALTA QUE ANDA A DAR BITAITES, ALGUMA VEZ TENHA SIDO AVALIADA!
QUANDO SE ESCREVEU DE NOVO SOBRE OS PROFESSORES, PARA AQUI SALTARAM LOGO TODOS OS SABICHÕES. COITADOS, LIMITAM-SE A UNS VÓMITOS E NADA MAIS DO QUE ISSO!
E FICAM MUITO CONTENTES, CARREGADOS DE FRASES FILOSÓFICAS. É UMA POBREZA FRANCISCANA!!!