21 julho, 2011

RECORDAR A GUERRA DE ÁFRICA

A data de 21 de Julho, não pode passar despercebida ao editor deste blog.

Mesmo passados os 40 anos, a recordação da sua chegada a Luanda a bordo do Vera Cruz, para cumprir 2 anos de serviço militar obrigatório na Guerra Colonial,  na mata do Norte de Angola, onde apenas os militares existiam.

Coincidiu por casualidade que nesse mesmo dia, Armstrong tivesse sido o primeiro homem a pisar o solo lunar.  Muitas centenas de militares, na incerteza do seu futuro, pisaram pela primeira vez o solo de Áfria, de Angola e de Luanda.

Alguns por lá ficaram. Dos que vieram, muitos tambem já não pertencem ao rol dos vivos.

Foram dois anos, que para muitos a guerra deixou vivos, mas que lhes  matou a vida e o futuro.

As amizades criadas nos maus e nalguns bons momentos, deixaram um sedimento de companheirismo e amizades que ainda hoje se mantêm. As confraternizações e encontros anuais de antigos militares são prova desse sentimento.

Todo este tempo, desde então até hoje, deixa um rastro de traumas e frustações que a poeira do  tempo ainda não escondeu, nem nunca irá esconder definitivamente.

Resta a satisfação de que com o 25 de Abril de 1974,acabou a Guerra de África e com ela  a purga da juventude de então.

Para os nossos filhos e netos, fomos deixando ficar a ensinança e o testemunho de que as guerras só contribuem para o mal da humanidade.  Cada um que nelas participa cabe-lhe um naco de sofrimento, no seu todo a humanidade acumula o  grande pedaço.

Setembro, será o mês da confraternização anual com muitos dos meus companheiros nessa “viagem”

Sem comentários: