21 julho, 2011

EMPRESAS MUNICIPAIS

Como a areia se perde por entre os dedos das mãos, por estas centenas de empresas, que mais não são o acantonamento dos boys dos interesses partidários da cor de cada uma das Camaras.
 
"Os números, divulgados esta quinta-feira pelo Diário de Notícias, ainda não são definitivos. Além disso, podem ser revistos em baixa, já que desde o início do estudo, no ano passado, várias câmaras deram ordem de extinção de algumas dezenas destas empresas.
Segundo fonte envolvida no processo, citada pelo DN, o passivo das empresas municipais apuradas ultrapassa os 2,5 mil milhões de euros, mais do que os 1,5 mil milhões anunciados no início de Julho. Quanto a activos, rondam os mil milhões de euros. Em relação aos funcionários, para já foram identificados 14 mil.
Ainda assim, nem todas as câmaras têm empresas municipais activas, sendo que só 55 por cento dos municípios usam este instrumento.
O estudo foi pedido pelo anterior Governo e lançado após um acordo com a Associação Nacional de Municípios. Depois de tomar posse, o actual secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, deu indicações para que o trabalho continuasse até Setembro, até porque vai servir de apoio à reestruturação do sector empresarial local, como previsto no plano assinado com a troika."
 
 
 

Sem comentários: