05 julho, 2011

Correia de Campos escreve

«É verdadeiramente comovente o carinho com que os media portugueses tratam um novo Governo durante o período de estado de graça. O consenso sobre os primeiros balbucios envolve noticiaristas e comentaristas, mesmo os mais ácidos. Já passámos por isto, quer como espectadores, quer como beneficiários.
A deslocação a Bruxelas da comitiva ao Conselho Europeu em classe económica foi elogiada como seminal. Sem entrar na questão de saber quem pagou a viagem, se o Estado, se a companhia (o regresso pela SN foi certamente pago pelo Estado), o desconforto de quem tem que manipular vários ‘dossiers' volumosos em espaço constrito e a representação do Estado não são compatíveis com esse exercício de humildade. Registe-se ainda a perturbação que causa fazer entrar e sair uma comitiva VIP que ocupa a zona intermédia do avião. Fazem-se apostas sobre quanto tempo durará esta frugalidade. Lembro-me de, como ministro, ter formulado o desejo de viajar para o Porto sempre de comboio. Os dissabores e inconvenientes foram tantos que desisti à terceira viagem. Restou a encantadora demagogia que encheu colunas de elogio.
O Governo erra, a meu ver, com a suspensão da alta velocidade. Demonizada durante anos pelos mesmos que a projectaram em múltiplas vias, passou a ser popular anulá-la. Simples e fácil, em meia hora se redige uma resolução. Mas não é em meio ano, nem sequer em dois, que se retoma a obra, cujos custos vão subir em flecha com as indemnizações e o "já agora". Para não falar do anti-europeismo paroquial da decisão, do atraso da descarbonização nos transportes e da segurança estratégica de diversificar transporte de mercadorias, hoje concentradas em uma única estrada.
O Governo prometeu não atirar as culpas para o antecessor. Pois foi. Mas os papagaios falantes aí estão a esmiuçar a matéria do défice, denegrindo os esforços do primeiro trimestre. Quando se chegar ao fim do ano e se verificar que, afinal, a gestão inicial havia sido boa, então os papagaios gritarão que só foi boa por eles terem entrado a meio do ano.
Esta semana trouxe-nos algum optimismo: a aprovação do novo pacote de medidas na Grécia, com a oposição de direita olimpicamente mergulhada na areia, apesar de todos os apelos que lhe foram dirigidos pela sua família política europeia; o anúncio, pela Comissão, de redução da taxa de participação nacional para acesso aos fundos comunitários e, surpresa, ter Barroso a falar na taxa das transacções financeiras como uma das futuras receitas próprias da União. Depois de o ouvir afastar os Eurobond, não desespero de ser ele em breve a anunciá-los. A lição a tirar é que vale a pena lutar por boas ideias, aperfeiçoando-as. O seu caminho far-se-á. O único problema é a Europa levar tanto tempo a decidir.» [DE]- por Correia de Campos

Sem comentários: