04 julho, 2011

Mentiroso, ora toma

"A forma, por vezes feroz, por parte das oposições e da comunicação social, como se foi fazendo a apreciação do trabalho dos dois governos anteriores, e sobretudo do anterior primeiro-ministro, representa um ganho para a democracia. A crítica política acutilante com que José Sócrates foi fustigado, algumas vezes a descair para o indecoroso, entrou para o património político e para a nossa cultura democrática. Expressões como "transparência", "falar verdade", "cumprir promessas eleitorais", "credibilidade", entre outras, ganharam nos últimos anos uma nova força. Agora, para que o país não falhe - o país, repito -, o novo governo, e particularmente o novo primeiro-ministro, não pode esperar que se baixe a fasquia da crítica acutilante, nem os padrões com que diariamente se vergastou o seu antecessor. No passado recente, ninguém teve em conta que, nos tempos que correm, o que é verdade hoje pode não o ser no dia seguinte, e nenhum político pode dizer desta água não beberei. Esta incompreensão levou a que o termo "mentiroso" entrasse no quotidiano da linguagem política. As consequências são imprevisíveis.
Não é por isso de estranhar que, apenas com uma semana de governação, Passos Coelho já esteja sujeito a uma apreciação crítica e a um desgaste intempestivo. Ainda o novo governo não tinha tomado posse já estava a braços com uma problema de falta de transparência, a propósito do convite a Bernardo Bairrão para secretário de Estado, desconvidado à última hora sem que uma explicação oficial fosse dada, deixando correr (ou fazendo correr) na comunicação social as mais diversas versões do sucedido, de que se opunha à privatização da RTP a que tinha sido anunciado antes de tempo por Marcelo Rebelo de Sousa ou até a um sms, enviado por Manuela Moura Guedes, para o telemóvel do primeiro-ministro, com uma qualquer intriga sobre negócios. Ao certo, sobre este caso, e na ausência de uma explicação oficial, ninguém sabe o que se passou nos bastidores. E não é de somenos importância este pequeno imbróglio. Quando há falta de transparência num caso, presume-se que se trate de uma prática comum até prova em contrário.
Também não é de estranhar que, mal o primeiro-ministro anunciou, no parlamento, em dia de apresentação do programa do governo, um imposto especial, em sede de IRS, sobre o subsídio de Natal, jornais e televisões se comportassem de forma implacável. Lembraram todos, de imediato, as declarações recentes em que Passos Coelho garantia, em Bruxelas, caso fosse necessário, o seu esforço seria "canalizado para os impostos sobre o consumo, e não para impostos sobre o rendimento das pessoas". Ora aconteceu que, quando se mostrou necessário, a primeira medida anunciada foi a criação de um imposto extraordinário sobre os rendimentos do trabalho, fazendo cair uma promessa eleitoral que se julgava firme. Ainda o primeiro-ministro discursava na Assembleia da República já circulavam por todo o lado as imagens de Passos Coelho, em visita a uma escola, onde dizia a um adolescente que era um "disparate" pensar que, se ele ganhasse as eleições, cortaria no subsídio de férias ou de Natal dos portugueses. Todos estamos lembrados que foi por situações como esta que começaram a chamar "mentiroso" ao seu antecessor.
Não está aqui em causa, ainda, o programa de governo, as medidas para cumprir o acordo com a troika, a vantagem ou desvantagem das privatizações anunciadas ou os cortes, ainda por anunciar, nas gorduras do Estado. Nada disso. O que está em causa, no fundo, é não permitir a repetição daquilo que, até há um mês se condenava e foi punido nas últimas eleições. A transparência, dizer a verdade, cumprir promessas eleitorais, não se anunciam, praticam-se. A confiança e a credibilidade não se pedem, ganham-se.

Sem comentários: