11 agosto, 2011

PROFESSORES - um recado para muitos deles

 
"Viriato , Viseu. 09.08.2011 21:11

Há professores a mais

Se Portugal fosse a Alemanha, tínhamos menos 50 mil professores no sistema. Os docentes não viam o seu horário lectivo diminuir com a idade/antiguidade. As horas dos professores, que são de 45 minutos, seriam de 60 minutos. Os professores de Educação Física e os de Matemática teriam mais carga lectiva que os professores de Línguas. A taxa de reprovação seria perto dos 0% e não dos + de 20%, como é a de Portugal. Os professores ganhariam o mesmo no topo da carreira e bastante mais no início. A formação de cada aluno ficaria muito mais barata. As escolas tinham muito mais dinheiro para os seus projectos, gestão intermédia e para pagarem a manutenção. Os professores sindicalistas seriam dispensados do seu trabalho docente nas escolas, mas não continuariam a ser pagos pelo Estado, como são, ..."

1 comentário:

Sérgio O. Sá disse...

O título HÁ PROFESSORES A MAIS peca por não se explicar.
Na actual conjuntura do ensino/aprendizagem, todos os professores no activo até ao momento são necessários.
No texto, uma incorrecção para que chamo a atenção: NÃO HÁ HORÁRIOS DE 45 MINUTOS.
Ainda no texto, não se entende a questão sobre os vencimentos dos docentes.
Que os aumentos de vencimento vão progressivamente diminuindo a partir dos 2/3 da carreira, parece justificar-se, mas só se o vencimento entre 1/3 e 2/3 dessa mesma carreira for compatível com o estatuto de professor. Não faz sentido pagar-se pouco a esses agentes no período em que eles dão mais "rendimento", e daí para diante beneficiar de aumentos que possam eventualmente já não estar de acordo com a sua capacidade "produtiva".
Acredito que os professores aceitarão esta sugestão: é preferível aposentarem-se com reformas mais baixas e terem vencimentos condignos na altura em que deles mais necessitam.
S.O.S.