08 agosto, 2011

BPN visto por Sousa Tavares

Entrevista de Miguel Sousa Tavares ao DN:
    De qualquer modo, vemos que o Presidente Cavaco Silva - que é idolatrado por este Governo e a quem respeitam todas as opiniões...
    A Cavaco? Mas Cavaco tem opiniões?

    Alertou contra as agências de rating...
    Só vejo o Presidente falar após factos consumados, a fazer análise e constatações óbvias. Agora alerta contra as agências de rating, mas há seis meses era para que não fôssemos contra elas, porque estavam a fazer o seu trabalho. A sua capacidade de previsão — que se está sempre a auto-elogiar! — é muito curta.

    A magistratura activa que prometeu não se verifica?Aconteceu. Viu-se no discurso de posse, que foi um ataque ao Governo de Sócrates. Quando estava enfraquecido e a situação do País era péssima, tendo dado o empurrão necessário para o Governo ir abaixo.

    Mário Soares até disse que, se fosse o primeiro-ministro, teria batido com aporta. Era a atitude correcta?
    Não, porque a situação do País era grave demais para permitir estados de alma desses. Acho que Sócrates foi muitíssimo bem-educado quando lhe pediram um comentário a seguir ao discurso de posse e se limitou a dizer que era injusto. Cavaco fez o discurso todo contra o Governo, como se não houvesse uma situação internacional de crise. Agora, é o discurso ao contrário.

    (…)

    É aceitável que o Banco Português de Negócios valha o mesmo que o valor dado por Pais do Amaral - 40 milhões de euros – pela transmissão dos jogos do Benfica?
    É pior ainda, porque o BIC não oferece 40 milhões, recebe 510 milhões, porque o Governo vai lá pôr 550. O BIC consegue até que o Governo vá custear as indemnizações aos trabalhadores despedidos e, posteriormente, pagar o subsídio de desemprego; limpar o que é incobrável e oferece-lhes os fundo de maneio para terem o rácio de capitais que o Banco de Portugal exige.

    Quando vemos a presidência da Caixa Geral de Depósitos ser alargada para Faria de Oliveira ficar e Mira Amaral aparecer em nome do BPN, podemos ser levados a pensar que os ex-ministros de Cavaco Silva têm tido uma vida prolongada?
    Têm tido uma vida prolongada e agitada. No outro dia, com um amigo, começámos a assentar nomes das personagens do Governo de Cavaco Silva. Metade teve problemas com a justiça ou é suspeito de poder vir a ter! É extraordinário, para um homem que se gaba tanto da sua integridade, e o mínimo que se pode dizer é que não soube escolher os colaboradores.

Sem comentários: