30 junho, 2008

A lixeira de Vila Fria - Oeiras

Vamos abrir um Post, em continuo, sobre os antigos e actuais problemas causados à população pela antiga LIXEIRA de VILA FRIA - Oeiras
Têm sido votados ao esquecimento, quer pela Câmara Municipal de Oeiras, mas em especial pela Junta de Freguesia de Porto Salvo, todos os gravíssimos problemas causados ao tempo pela antiga lixeira, os que ainda vão causando e, acima de tudo a falta às promessas feitas e não cumpridas
Foram esquecidas, postas de lado, as promessas de devolver aquele espaço à população como que se fosse uma “recompensa” por todo o mal que a lixeira, mas não só a lixeira, também a antiga pedreira, que existia no local, que posteriormente foi utilizado como lixeira, provocou aquelas populações.

Através da Internet, nesta primeira fase, recolhemos os textos que se reproduzem a seguir, como notas soltas.
16/06/2008

Teresa Zambujo, à data, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, ( entrevista ao Jornal A ZONA, data de mostrou ainda a sua grande preocupação sobre a questão de depósito dos resíduos sólidos concelhios, tendo em conta que a lixeira de Vila Fria e o aterro de Trajouce estão em fase de selagem e ser urgente encontrar alternativas .

(Até ao momento, apenas o campo de futebol está a ser utilizado por uma associação de Vila Fria)
Perdeu-se Golden Retrivier (Barcarena - Oeiras) - RESOLVIDO
10 Jan 2008 ... ps. onde era a lixeira de vila fria (a seguir ao campo de futebol) a câmara fez uns canis e tb tem lá cães tb lá pode passar. ...www.mundodosanimais.com/.../perdeu-se-golden-retrivier-(barcarena-oeiras)-resolvido/msg39200/ - 52k - Em cache - Páginas semelhantes
(O canil municipal está a ser transferiudo para o local da antiga lixeira)

Um quilo e meio por dia
Cada habitante do concelho de Oeiras produz, em média, um quilo e meio de lixo diário. Por mês, a totalidade dos moradores produz cinco mil toneladas de resíduos, dos quais mais de um terço é reciclado. Mas antes de seguir para as fábricas onde serão transformados no mesmo ou noutros materiais, passam pela Estação de Triagem de Vila Fria. Neste local, 30 funcionários separam as embalagens de acordo com os critérios do papel, do plástico e do metal depositadas nos sacos azuis.

(O lixo afinal continua por lá . . .)

  • 17/06/2008

Um avivar de memória, uma recolha de documentos antigos, promessas antigas sobre o fim a dar à Lixeira de Vila Fria, pedimos esses documentos, esses testemunhos.


  • Quem não se recorda de terem aparecido por aí "uns paisanos" a fazer umas perguntas esquisitas às populações, sobre a possibilidade de um levantamento popular contra a continuidade da lixeira, quando esta já estava a crescer em demasiado para alem da cota normal dos terrenos seus adjacentes para além dos mau cheiro pestilento e permanente que produzia ?
18/06/2008


  • Viemos a saber que alguem da CMOeiras autorizou a colocação de uns contentores, dentro do espaço da antiga lixeira, que serve de sede ou de armazem de um Grupo de Cicloturismo de Oeiras.
  • Nada de mal, se os critérios não fossem os mesmos para situações semelhantes.
  • Ao que sabemos O grupo Motard Roda Lenta, com sede em Vila Fria - Oeiras, desde há muito que vem solicitando que lhe seja concedida semelhante permissão.
  • E sabem qual o resultado ? Nada. Então, qual o critério ? Quem responde. Há afinal, filhos e enteados ? Há resposta séria e honesta para esta situação ?

Sem comentários: