21 junho, 2008

Paço de Arcos - Água poluída


O "Correio de Oeiras" na sua edição de 18/06 relata que a praia de Paço de Arcos e a de Santo Amaro, estão poluídas.

Não "haveria" nenhum mal nisso, se não . . .

As culpas, as responsabilidades ficam sempre ameio caminho, entre a verdade e a mentira.

Sobre Isaltino de Morais e a poluição, não acreditamos no que diz.

Há uns bons pares de anos atrás, a lixeira de Vila Fria, foi a razão de um processo de poluição ambiental contra o qual a população de Vila Fria e Porto Salvo se revoltou.

Isaltino Morais tentou escamotear o facto de que os gases libertados da lixeira produziam problemas de saude nas populações.

Tão "apertado" foi, que se sentiu obrigado a colocar chaminés para queimar o gaz que se produzia. Apesar de tudo esta solução não foi suficiente. O gaz e os maus cheiros continuavam a produzir problemas de saude.

Solução genial - colocar várias bombas a retirar as aguas impestadas do fundo da lixeira e drenálas na rede de esgotos domésticos.

Foram milhares de toneladas de água negra, pestilenta, que foram lançadas à data, na praia de Paço de Arcos, por alturas do verão.

As populações de Vila Fria começaram a sentir dentro das próprias casas, vindas dos seus esgotos caseiros o mal estar produzido pelos gases. Estragava-se comida, os metais ficavam corroidos, etc, etc.

Houve intervenção do Delegado de Saúde.

Tempos sem fim para se reconhecer que aquela agua fazia mal a toda a gente, só Isaltino Morais ia dizendo que não.

Hoje a praia de Paço de Arcos, está mais limpa e diferente.

Pudera, tudo evolui e é natural que a limpesa das praias em geral, tambem se tenham ressentido dessa evolução.

Mas continuo a não acreditar em Isaltino Morais , pela experiência deste e doutros casos semelhantes em que sempre negou a realidade.

1 comentário:

Elemento Musical disse...

Ainda hoje experimentei pela 1ª vez a praia de Paço d'Arcos e fiquei bastante decepcionado com a quantidade inacreditável de algas marinhas e outras pestilências.