17 junho, 2007

O entrevistado e o entrevistador

Hoje ao acordar deparei com algo tão insólito e fora do normal, por parte de um dos intervenientes, que me não vou furtar a tecer alguns comentários.
Um treinador de futebol, numa conferência de imprensa, estava a responder a uma pergunta de um jornalista.
Isto não teria nada de especial, senão fosse o que a seguir se passou e que tem a ver com o seguinte:
" o treinador, parou a sua resposta, o seu raciocínio e chamando de malcriado a um outro jornalista que o estava constantemente a interromper, não deixando que este acabasse a sua resposta. Disse mesmo que a conferência de imprensa acabaria ali, se a atitude mal educada do jornalista continuasse".
Isto fez-me recordar um velho ditado bem português que diz que enquanto um burro fala, o outro baixa as orelhas.
Ou então, quando um dos nosso filhos ou netos interrompem alguem, não deixando que acabe o que está dizendo, lhes chamamos a atenção, dizendo que essa actitude é uma falta de educação.
Pois bem, acontece que muitos do senhores jornalistas, são mesmo mal educados, mau grado a douta educação e instrução que vão recebendo por essas universidades deste país, em que os cursos se compram, como se fosse uma prestação dum frigorifico ou duma qualquer viatura.
No final pouco mais lhes ficam que a prática destas actitudes pouco louváveis para uma profissão que deveria ser muito mais digna e edificante.
Nas rádios e televisões, observamos muitas destas actitudes por parte dos entrevistadores, mas muito raras vezes, vimos o entrevistado, por na ordem, por má educação, o entrevistador

2 comentários:

oeiras local disse...

Como emissor de criticas, ideias e opiniões este blog teve direito a um PRÉMIO que deverá ser recolhido no

www.oeiraslocal.blogspot.com

Um []

I.

Isabel Magalhães disse...

Lembro-me de uma situação dessas. Um treinador do Sporting, um que era dentista, salvo erro, e andava sempre com um caderninho onde anotava coisas, logo numa das primeiras conferências de imprensa, em que pediu que fossem desligados os telemóveis, quando lhe estavam a fazer uma pergunta e um telemóvel tocou, deu por terminados 'os trabalhos', levantou-se e saiu.
Lembra-se disso? :)

[]
I