10 junho, 2007

As instalações militares. Que fazer ?

O Torreão poente da "Doca dos Faróis" com o Bugio ao longe
O Bugio e o velho casario de Paço de Arcos antigo

O Bugio visto da Marginal

Um pequeno passeio entre Caxias e Paço de Arcos, pela Marginal veio trazer ao nosso pensamento a motivação para escrever uma linhas sobre as diversas intalações militares antigas e actuais na area de Paço de Arcos
Desde sempre que os militares tiverem o bom gosto de ocuparem antigas intalações militares para proveito próprio, restrindo a sua utilização à grande maioria da restante população.
As cantinas e messes de Caxias, são exemplo.

Aconteceu com as antigas fortificações que junto ao Tejo antigamente serviam de defesa a Lisboa, bem como as unidades de apoio que as sustentavam.

São exemplo, os pequenos fortes que existem na orla maritima, tendo alguns já passado para "as mãos dos civis", estando por isso em condições de serem disfrutadas por quem as quizer visitar.
Falemos agora de três situações que pouco mais estão a servir que a gastar dinheiro, necessário para outras lides.
Socorros a Naufragos - Barco a pintar e a reparar no Verão ou no Inverno, um mês ou dois na água e, desde há muitos anos que assim é. Não fazemos mais comentários
Direcção de Faróis - Mandada edificar pelo então Ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco, ali está a sorver dinheiro dia a dia, com meia duzia de funcionários. Será que a Marinha, liberta da guerra colonial há tanto tempo, não sobra de instalações na area da base naval do Alfeite para colocar estas instalações, pessoal e equipamento ?
Escola Militar de Electromecanica - Grande parte das instalações estão em vergonhoso processo de degradação.
A area utilizada e o numero de instalações existentes são um autentico desperdício.
Não se poderia reconverter este espaço e as instalações para uma melhor, mais util e menos onerosa utilização ?
Com o fim da guerra de Africa, será que as forças armadas não tem instalações de menor dimensão para utilizar como escola de electromecanica ?

Sem comentários: