11 dezembro, 2008

Professores a Ministra e Mario Soares

Mário Soares elogia "coragem invulgar" da ministra da Educação

Ontem

O ex-Presidente da República Mário Soares elogiou hoje a "coragem invulgar" da ministra da Educação, considerando que a determinada altura dos protestos contra o sistema de avaliação dos professores houve "um esticar de corda" por parte dos sindicatos.

 "Acho que a ministra, que tem sido muito criticada, é uma pessoa que tem uma orientação e tem um sentido de responsabilidade e até uma coragem que é invulgar. E eu aprecio as pessoas de coragem", afirmou Mário Soares, em declarações aos jornalistas no Parlamento, à saída da cerimónia de entrega do Prémio Direitos Humanos.

Questionado sobre o que pensa da contestação dos professores ao processo de avaliação de desempenho defendido pelo ministério da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, o antigo chefe de Estado recordou que sempre defendeu sindicatos fortes, mas lamentou a forma como já chegaram a intervir.

"Sou um grande partidário de sindicatos fortes, livres, actuantes. Acho que não se pode desprestigiar os sindicatos que são importantíssimos à democracia, como os partidos. Mas achei que havia um esticar de corda da parte dos sindicatos numa determinada altura", referiu.

Mário Soares recusou ainda a ideia de que os professores "estarem na rua" possa fazer 'cair' a ministra, alegando que isso é o contrário da democracia.

"O facto de estarem na rua não quer dizer que tenham razão e nem os Governos e os ministros se atiram abaixo, isso é o contrário da democracia, na rua", salientou.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sempre tive e continuo a ter consideração pelo Dr. Mário Soares, independentemente dos encontros de circunstância ou dos cumprimentos de acaso que por vezes acontecem.
Diz o ex-Presidente da República que «aprecia as pessoas de coragem» falando de Maria de Lurdes Rodrigues como sendo de «coragem invulgar» e que«tem uma orientação».
Palavras talvez pouco pensadas, a que o improviso às vezes dá origem. É que os aviões que destruiram as torres do World Trade Center também estavam orientados, e os seus pilotos eram dotadíssimos de invulgar coragem.
...

Anónimo disse...

Ainda que pareça um tanto excessiva, esta comparação faz todo o sentido.

Anónimo disse...

Faz todo o sentido? Que sentido? Anda tudo desorientado. Primeiro a ministra, depois o seu chefe, e ambos conseguiram deixar os profissionais do ensino sem saber para onde vão, nem como vão, nem se vão...
Mas uma coisa eu sei: qualquer dia vamos todos à merda!