12 dezembro, 2008

Os Conventos

Portugal afinal tinha e tem muitos mais Conventos e Confrarias do que seria suposto pensar-se.

Pois afinal, tinha o Convento da Função Pública. Hoje transformou-se num local de culto muito mais aberto ao exterior. Já se sabe um pouco mais do que se passa portas adentro.Foi transformado em tipo de estabelecimento onde até já existe livro de reclamações.

Tem o Convento dos Médicos, com várias Confrarias. Grandes são as dificuldades em falar com alguém responsável. Através do já existente Livro de Reclamações o diálogo com algumas confrarias tem surtido algum efeito. Agora, quando vai haver uma tentativa do Frade Superior para modificar alguns hábitos, já começaram as preces, as lamentações e as promessas de fecho total das portas ao exterior.

No Convento da Justiça, ainda não é possível saber o que por lá se passa para além da opacidade da monstruosidade daquelas enormes portas medievais que nem uma nesga de claridade deixam entrar.

Não falamos da Confraria dos Seminários da Educação, porque esses desde há muito que, ora andam em procissão ou em jejum, de tal modo que se tem esquecido dos seus crentes.

Não se sabe por enquanto, que atitude irá tomar o Frade Superior dos Conventos, pois quando se pretende abrir as portas ao exterior e alterar o local de alguns candelabros e a maneira de acender as velas, a grande maioria do Frades ameaça logo com "jejum" e abstinência.

Nunca se pensou que fossem tão egoístas, nem tão materialistas. Comparativamente, com muitos outros confrades, a sua grande maioria aufere bastos pecúlios em moeda e mordomias. Nada a condizer com os crentes que são obrigados a freqüentar os seus locais de culto

Rezemos pelo Frade Superior, se nos lembrar-mos.

Sem comentários: