18 janeiro, 2012

Troika e Governo, assim não!

Nem austeridade nem privatizações, vamos lá entender.
 
"O Nobel da Economia em 2001 considera que baixar salários em plena recessão ainda agrava mais a 'saúde' da economia.

Joseh Stiglitz critica o enfoque excessivo dos governos europeus em relação aos défices e a aposta na austeridade como forma privilegiada de resolver os problemas dos países da zona euro.

Sobre as reformas estruturais, que estão a ser implementadas em vários países, o economista considera que também não deverão resolver os problemas da crise do euro nos próximos anos "porque levam tempo" a surtir efeitos.

Além disso, o professor de Columbia nota que algumas reformas estruturais podem enfraquecer a economia ao penalizarem a procura, apontando, a este nível, a descida de salários. "Baixar salários durante uma recessão agrava a contracção da economia", frisou Stiglitz, nomeadamente porque assim as pessoas têm menos rendimentos disponíveis e não fazem compras.

No mesmo sentido, Stiglitz também considera que as privatizações não são a melhor estratégia dos governos em alturas de recessão económica. "As recessões profundas não são a melhor altura para privatizar, acaba-se por vender ao desbarato", referiu o Nobel da Economia em 2001, durante o IV congresso da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), que terminou hoje em Lisboa."

Sem comentários: