19 janeiro, 2012

Dia histórico?


Passos Coelho quis adormecer o país e em especial os trabalhadores, mas não o terá conseguido.
Não será que o pior está para vir?
Muitos dos que vivem ou viviam do seu modesto salário e que acreditaram nas patranhas de PPC hoje estão arrependidos por o seu voto ter contribuído para o seu próprio despedimento.
O dia de ontem, ficará na história, mas pela assinatura do despedimento de muitos milhares de trabalhadores deste país.
Ontem, muito empressários abriram as primeiras garrafas de espumante acompanhadas com o sabor duma vitória há muito esperada - vão poder despedir quem bem entenderem e como entenderem.  Outros há, que mesmo que as suas empresas entrem em falência, já tem o seu futuro garantido, pois já desviaram o suficiente para o seu pé de meia para a "reforma".

"Deixemo-nos de histórias: o primeiro efeito desta mudança da lei será de destruição. Há milhares de empresas que estavam à espera disto para avançar com os despedimentos. Porque precisam de reduzir a sua capacidade, os seus custos, e porque não querem pagar milhares de euros em indemnizações. Depois dessa mortandade anunciada, inicia-se um novo ciclo.

É aqui que entram os chefes, os empresários e os patrões. A concertação social deu-lhes os meios que eles sempre reivindicaram, nunca mais poderão queixar-se se não de si mesmos. Ou são bons gestores, ou são maus gestores. E tendo em conta o estado das nossas empresas, a sua fragilidade financeira, a observação de que os trabalhadores portugueses trabalham bem no estrangeiro e em multinacionais, as expectativas estão baixas. A nossa capacidade de gestão é genericamente fraca. Temos muitos chefes incultos, gestores que não imaginam como se motiva, lidera, envolve e premeia, empresários muito pouco exigentes em relação a si mesmos. Todos eles estão hoje radiantes mas ficarão preocupados se a sua própria incompetência se tornar visível. É também por isso que esta reforma é boa, porque separará os bons gestores dos empresários duma figa.» "[Jornal de Negócios]

Sem comentários: