29 agosto, 2010

Paço de Arcos - Senhor Jesus dos Navegantes

Em Paço de Arcos o "Passeio de Arte" transforma comércio local em comércio especial

A Câmara Municipal de Oeiras inaugurou hoje a exposição “Passeio de Arte”, um evento “heterogéneo” que “apresenta pintura” em lojas do comércio tradicional no centro histórico de Paço de Arcos e que acontece até 30 de Setembro.

Nuno Campilho, presidente da Junta de Freguesia de Paço de Arcos, disse à agência Lusa que a exposição pretende ser “uma referência cultural” e criar “um passeio com arte”, adicionado às tradicionais festas em honra do Senhor Jesus dos Navegantes, “que também abrem hoje ao público”.
No entanto, este certame, que inclui 23 artistas espalhados por 24 lojas que aderiram ao evento, não foi divulgado ao público, porque se pretende que “quando um freguês entre numa retrosaria, florista, farmácia, café ou outro tipo loja, questione o porquê daquela obra de arte ali”, explicou.
A florista Rosa “aderiu de imediato” ao evento, porque não quer “ficar de fora” de iniciativas que “ajudam a cultura”. Contudo, os clientes que se encontravam na sua loja só se aperceberam do quadro quando interpelados pela Lusa.
Rosa diz que “a pintura está bem visível, mas que, de facto, ainda nenhum cliente perguntou fosse o que fosse sobre a mesma”. Também no café, farmácia e loja de electrodomésticos, a situação era muito semelhante. Só quando questionadas as pessoas se apercebiam que estava ali uma “obra de arte”, que até pode ser “comprada”.
Mesmo assim, os lojistas que aderiram garantem que “tudo farão para divulgar esta iniciativa” e que em situações futuras “vão aderir, de alma e coração”, pois entendem que a cultura deve ser “privilegiada”.
A iniciativa está a cargo da Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora, em parceria com o Sistema de Incentivos à Modernização do Comércio, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
Com cerca de uma centena de anos e “cumprindo a tradição entre o sagrado e o profano”, a freguesia de Paço de Arcos realiza mais uma edição das festas em honra do Senhor Jesus dos Navegantes, que decorrem de 27 de Agosto a 30 Setembro.
Este ano com um programa "transversal" nas mais diversas vertentes, desde o desporto ao lúdico, espectáculos e artes, no qual Nuno Campilho destaca a exposição “Passeio de Arte, sublinhando que "a entrada é gratuita para todos os eventos".

Sem comentários: