06 fevereiro, 2010

Liberdade de expressão?


Liberdade de expressão vista por um funil.
" Não sei quando é que se cunhou a ideia de que se "se vivem tempos maus pa- ra a liberdade de expressão". Não me lembro por exemplo de ter ouvido tal coisa quando o jornalista João Carreira Bom foi dispensado do Expresso por ter escrito uma crónica a chamar rei do tele-lixo a Balsemão - crónica que o então director do Expresso (agora no Sol) disse só ter sido publicada por não a ter lido antes. Ou quando Joaquim Vieira saiu do mesmo jornal por, segundo ele, divergências com o director em relação à redacção de uma notícia sobre Joe Berardo, anunciado accionista da SIC. Ou quando em 2008 Dóris Graça Dias denunciou a não publicação de um seu texto sobre um romance de Miguel Sousa Tavares, cronista do jornal.
Os três casos, mais aquele que ocorreu no DN quando em Agosto de 2004 a direcção de Fernando Lima decidiu não publicar uma crónica minha por ser "política", podem ser qualificados como clássicos atentados à liberdade de expressão. Foram até denunciados como "censura". No entanto, não só não foram pretexto para caracterização de "um clima" como parecem, inexplicavelmente, ter-se varrido da memória dos que, caso do director actual do Expresso, declaram nunca ter visto ou feito algo de parecido. (DN)(DN)



3 comentários:

Anónimo disse...

Aqui mesmo existe censura! A prova é que só determinados artigos têm aqui cabidela (sem arroz)! Porque não vai ao Correio da Manhã?! Pois, não é jornal de confiança!
Fala das escutas mas como o Sócrates é visado, não tem interesse! A honestidade fica bem a todos e só vai na cantiga deste blog, quem quer ou quem é burro! Certo também é, que só o consulta quem quer, mas não deixa de ser um atentado à inteligência (?) de que o "carrega"!

Anónimo disse...

Vamos pedir ao editor do Blog para colocar os artigos que lhe agradam?
Amigo, e essa a sua liberdade de expressão?

Anónimo disse...

A minha liberdade de expressão permite-me ler qualquer jornal e analisar qual artigo e sejam eles contra quem forem! Ou a favor! Convivo bem com a crítica venha ela de onde vier e desde que seja construtiva! Não consigo conviver bem quando o vento sopra sempre do mesmo lado! Se isto não o incomoda, é bom que reveja o seu modo de estar na vida!