12 agosto, 2008

Vila Fria - Avda 25 de Abril – Eixo Norte Sul



Aqui fica uma pequena nota, mais uma, depois de ter havido conhecimento que o Sr Presidente da Junta de Freguesia não tem dado a devida atenção ao que se passa nesta artéria de Vila Fria, que de Avenida só tem o nome.


A intensidade de tráfico e a velocidade com que os automobilistas por lá passam usam, é digna de ser montado um radar numa qualquer esquina para multar: os autocarros de passageiros com o peso e o seu volume, deixam ficar à sua passagem uma onda de medo), os Bombeiros com os seus transportes de doentes (fazem-no como se fossem de urgência transportar alguem em estado grave ao hospital), os transportes pesados de mercadorias, com a sua grande tonelagem e os barulhos dos seus potentes motores (já era tempo de limitar a passagem por esta artéria a viaturas até aos 3.500 kls de peso bruto), os pais da crianças que transportam os seus filhos na ida e no regresso ao Pingolé ou à escola primária ( porque atrazados, fazem-no de igual modo como se fossem para um hospital), todos os outros automobilistas, as maioria não sendo do bairro, utilizam esta via, por não ter barreiras sonoras , nem passadeiras pintadas para peões, em oposição à rua Carlos Paião, tendo esta passeio de ambos os ladas da via, mas porque tambem têm bandas sonoras (preferem fazer um percurso mais longo, mais perigoso para os peões, mais veloz, por via das barreiras sonoras).
Em Porto Salvo, colocaram-se em certos locais, barreira sonoras e zebras de 50 em 50 metros. Não para a segurança do peões, mas para a segurança dos automobilistas.
Porque não se faz o mesmo em Vila Fria.
Escusa-se dizendo que já oficiou á Camara, mas nada, Mas nada, é o que o Presidente da Junta faz.
Não basta oficiar, tem que pedir, exigir, justificar a razão, denuncia porque se não faz.
Só para o "papa bolos" das festinhas, embolsar um chorudo vencimento, algumas mordomis que já tem e não tratar dos assuntos dos seus concidadãos, não será preciso o Presidente da Junta, não será ?
O senhor Presidente da Camara, com todos os seus afazeres, nem tem, certamente, tempo de passar por Vila Fria, mas o Presidente da Junta, não terá tempo para o fazer.
A verdade há que diga que ele só vái a Vila Fria a casamento e baptizado, isto é, quando é convidado para uma festinha nas escolinha dos eus netos, Pingolé, no Centro Cultural e no grupo Motard Roda Lenta. Fora disso nada.
Está na altura de fazer uma visita à Camara Municipal de Oeiras e pedir uma justificação porque há tantos anos nada se tem feito nreste bairro da Frequesia de Porto Salvo, concelho de Oeiras, nunca foi, nem é clandestino, nem foi construido com o dinheiro dos municipes e contribuintes em geral, bairros esses onde se efectuame executam com mais facilidades exigências deste tipo.
Muitas vezes as vidas dos peões, em especial as crinças e sesu acompanhantes na hora de sída ou de entrada das escolas, fazem-no com um grauenorme de probabilidade de serem atropelados.
Será que alguem põe mão nisto ?

Sem comentários: