25 setembro, 2009

Professores – insucesso escolar

Será que os professores terão algo a ver com isto?

 Será da Responsabilidade da Ministra?

 

Projecto português de combate ao insucesso escolar apresentado em Nova Iorque  http://ultimahora.publico.clix.pt/includes/img/vazio.gif

O projecto português “Mediadores para o Sucesso Escolar”, que permitiu aumentar em 14 pontos percentuais o sucesso escolar de alunos do ensino básico, é hoje apresentado como um “case-study” na conferência Clinton Global Initiative, em Nova Iorque. [Publico]

 

 

3 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais deveria levantar a questão do conceito de sucesso ou insucesso escolar. Não o faço por falta de tempo.
Mas há dois pontos relativamente à notícia do Público a que tenho de me referir por razões de seriedade:

1º - É falso o aumento de 14% de sucesso. A manobra para se chegar a tais resultados deve-se às aldrabices do Ministério da Educação, impondo ao sistema a obrigatoriedade de oferecer aos alunos as maiores facilidades no sentido de obterem "bons" resultados, enganando-os e enganando grande parte da sociedade portugusa e não só. O governo trocou a exigência admissível pelo "bodo" do "passa tudo" oferecido aos preguiçosos e incapazes.
2º - No fenómeno do insucesso escolar não pode ser posta de lado a realidade sócio-cultural de cada comunidade, em particular, e da sociedade no seu todo, em geral.
Ao contrário do que deveria acontecer, com a escola feita locomotiva, puxando a sociedade pelos carris adequados e na direcção certa, é a sociedade, no que nela de pior impera, que toma a dianteira, fazendo da escola a última carruagem de um comboio em decisivo descarrilamento.
Chega de mentiras, ilusões, oportunistas. Não a governantes analfbetos e habilidosos que apenas estão interessados no poder, vivendo à custa do povo; do povo para quem dizem "trabalhar", enganando-o.
O Verdadeiro sucesso escolar não interessa ao poder político, pois é à custa do insucesso que esse poder se sustenta.
TENHO DITO

Anónimo disse...

São estúpidos os que aceitaram colocar na agenda da conferência Clinton Global.
Bolas. Parem de dizer mal, só por dizer.
OV

Anónimo disse...

Caríssimo OV, não é dizer mal, é falar verdade. Mas não pense que o faço empenhado em deitar abaixo quem quer que seja. Faço-o com a noção da triste realidade a que o meu país chegou. E sofro, sofro por isso. Bem gostaria eu de aqui poder dizer, em consciência, o contrário. Mas, infelizmente, a verdade tal não me consente.

TENHO DITO