31 agosto, 2009

BE e Louçã

 

Esta equipa de “Meninos Bem”, Betinhos de Esquerda,  que armaram a “birra” de dizer mal de Sócrates, de tudo e de todos.

Pouco ou nada lhe interessa o que pode acontecer ao Povo, que dizem defender, se a direita ganhar. E eles tanto têm contribuido para isso.

 

O Bloco de Esquerda considerou esta segunda-feira que as posições «conservadoras» de Manuela Ferreira Leite sobre a família são «uma dádiva dos céus» para José Sócrates.

Em termos de metas eleitorais, o líder do Bloco de Esquerda disse pretender «ganhar em todos os terrenos: no interior do país, nas grandes cidades, onde houve mais votos do PS e onde conseguiu a maioria absoluta nas últimas eleições».

CAVACO SILVA e as Leis que é “obrigado” a promulgar.

 

Já agora, era o que mais faltava, só promulgava o que gostava?

O Zé que está representado no Parlamento não conta para nada?

 

“Importa recordar que o acto de promulgação de um diploma legal não significa necessariamente a adesão do Presidente da República às opções políticas a ele subjacentes, nem implica o seu comprometimento institucional com todas as soluções normativas nele inscritas.”

 

Um Camaleão e dois contras

 

Pina Moura:

“Isso não é bom. Reduz o papel dos agentes essenciais do desenvolvimento de qualquer economia, que são os empreendedores e os empresários. (…) Menos Estado na economia, apesar de estarmos a viver meses ou porventura um ano em que por razões de quebra global da economia caberá à economia pública um papel e uma presença - a título excepcional - para relançar os mecanismo da economia de mercado”.

Para o antigo ministro da Economia e Finanças, Portugal foi “longe demais” no alargamento da rede de estradas e auto-estradas. “É evidente que há hoje magníficas vias de circulação para pessoas e mercadorias numa rede de auto-estradas muito completa, que cria dinâmicas favoráveis no relacionamento intra-fronteiriço com Espanha, mas cujo calor acrescentado e sustentabilidade precisa de ser submetido a um escrutínio muito rigoroso”.

O socialista diz que é preciso apurar com rigor a proporção entre custo e benefício das novas concessões e defende, apesar de tudo, o TGV. “Acho que Portugal, por uma questão de estratégia de país, não pode ficar afastado da rede europeia de alta velocidade. Esse corte, poderá assumir formas diferentes das actuais, mas não deverá ser feito”.

 

Eduardo Catroga

Eduardo Catroga diz que a banca, a pedido do executivo, desvia financiamento para os grandes projectos que faria falta nas empresas. “O Governo quando está a dar garantidas directas ou indirectas à rentabilidade de projectos que em si não são rentáveis, nas chamadas parcerias públicas-privadas está a incentivar a banca a aplicar recursos que são necessários para investir no sector empresarial e é aí que se joga a competitividade externa do país”.

O economista não defende uma redução drástica do défice público na actual conjuntura, mas sim a tomada de medidas estruturais e corajosas no sentido de aumentar a taxa de potencial de crescimento económico. “É preciso uma nova política económica” – diz – “Não basta dizer que é preciso dará a prioridade ao sector dos bens transaccionados. Os recursos das banca não são ilimitados”.

 

Abel Mateus

Abel Mateus considera que não se faz planeamento a sério em matéria de grandes projectos. “Infelizmente hoje já não se fazem contas. Havia antes uma direcção-geral de Planeamento em Portugal – onde eu trabalhei – que fazia planos de fomento onde se faziam cálculos e quais eram as implicações para a economia. Hoje não se faz nada. Confia-se que o sector bancário há-de arranjar dinheiro”.

Na sua opinião se não integrássemos a Zona Euro e tivéssemos uma moeda própria, “já tinha estalado uma crise externa de todo o tamanho”.

Será que os nossos deputados não querem ir de TGV para Bruxelas?

“Acredita que o TGV possa ser suspenso?

A alta velocidade portuguesa integra a rede europeia e Bruxelas atribuiu mesmo interesse prioritário ao eixo Lisboa-Madrid. Do lado espanhol, a linha já está em concurso e os projectos estão em curso nos outros países. Não vejo que este programa possa estar em causa. Se o PSD entender que tem de reavaliar o projecto e redefinir prioridades, terá de ser célere e credível.

Porquê?

Porque não pode, nunca, pôr em causa compromissos previamente assumidos nem desperdiçar fundos públicos. Qualquer país, para crescer economicamente e para se desenvolver, tem de apostar na construção. Veja o caso alemão.

O TGV é um projecto fundamental para o sector?

O TGV e o aeroporto tornaram-se, face à crise económica, projectos muito polémicos e o país praticamente parou, em termos de obras, para os discutir. O problema é que não houve obras de outra dimensão a suprimir esta falta, nada que permitisse às empresas saber que iam continuar a assegurar o emprego. No caso do TGV, os dados estão lançados, é fundamental criar confiança aos agentes aos parceiros europeus. É determinante para que não se crie um ciclo depressivo de perda de empresas e emprego.”

 

 

TGV - Manuela Ferreira Leite que se cuide

Se os espanhois se lembram de retaliar cortando o caudal ao Tejo , ao Douro e ao Guadina, morremos todos de sede

 

“Presidente da Junta da Extremadura defende alta velocidade ferroviária entre Lisboa e Madrid. Ao DN, Guillermo Vara diz não acreditar  que futuro governo português vá desrespeitar compromissos internacionais.”

 

LUIS FILIPE MENEZES, escreve assim:

«Com a vitória de Junho, parecia ter-se instalado a dinâmica mínima necessária para conduzir o PSD à liderança do Governo. Infelizmente, muito do que tem acontecido desde então voltou a trazer incerteza ao resultado final. Nomeadamente, o processo de escolha de candidatos a deputados e as suas sequelas (por exemplo o affaire Moita Flores), as declarações estratégicas avulso e desconexas de muitos dirigentes e, menos, o conteúdo do programa eleitoral ontem apresentado.

As listas de candidatos foram escolhidas unilateralmente pela líder e seus colaboradores. Legalmente, cumprindo os estatutos, legitimamente, porque nunca prometeu - ao contrário de mim próprio - inverter as regras e dar poder ao país e às bases. Não enganou ninguém. Todavia, levou longe de mais esse exercício. A exclusão de Passos Coelho, Miguel Relvas, Rui Gomes da Silva, foi um disparate político; a inclusão de António Preto uma opção errada; a imposição de alguns cabeças de lista sem nexo aparente com os ciclos eleitorais um exercício sem sentido. Até o facto de existirem muitos filhos de políticos nas listas - talvez em excesso - só ganhou relevância dado o clima de fractura escusadamente criado. Esta questão parasitará, negativamente, todo o processo em curso.» [Público assinantes]

 

 

Praias da Linha

Santo Amaro - Oeiras (30/08/09)
Paço de Arcos (30/08/09)

Banco de Portugal e o PSD

Banco de Portugal, culpado...
Não se têm cansado o PSD, para justificar as "trapalhadas" que fizeram para esconder o déficit em exagero quando foram Governo, especialmente com Ferreira Leite no Ministério da Finanças de afrontar a dignidade profissional dos quadros do Banco de Portugal que auditaram o deficit deixado pelo Governo de Santana Lopes.
No próprio governo de Santana Lopes, estava um Ministro que foi alto quadro do BP - Bagão Felix.
O próprio Cavaco Silva, recebe reforma do BP.
Então agora, Vitor Constâncio é o responsável por as contas deixadas por Manuela Ferreira Leite estarem "gatadas"?
Que não professe a ética em relação aos filiados do seu próprio partido, ainda de admite, mas relativamente aos quadros do BP, chamar-lhes de "vendidos" ou "incompetentes" é de mais.
Será que o mais comum dos cidadão acredita que de entre as dezenas de quadros que auditaram as contas, se houvess por lá algo que fosse para beneficiar o PS nesse contexto, não dava uma de "furar o segredo de justiça" ?
Mas afinal onde está a tão apregoada verdade ?

Vila Fria - para recordar

Foto de 28/01/2002 - já lá vão 7 anos e meio
Mudanças, quais mudanças?

Vila Fria - Actual



Avda 25 de Abril aos 30 dias do mês de Agosto do Ano de 2009 da era de Isaltino.

Passeios como há 20 anos - uns frente aos outros

Professores - regresso de férias

"Em sonhos"
Face aos engarrafamentos de ontem, a alternativa (inteligente, ou não fossem professores) foi o regresso de bicicleta.

Pina Moura

Pina Moura

Há que começar a compreender-se o novo percurso político do antigo militante do PCP e antigo ministro do governo de Guterres, e como ele se aproxima da direita.
Enquanto presidente da TVI deu de mão beijada salvo conduto para que Moura Guedes tenha feito o que fez. Não se estranhe que esteja a seguir o mesmo caminho que uma sua antiga companheira fez e que hoje é figura de destaque no PSD.
Na politica há muito camaleão

30 agosto, 2009

Freeport

FREEPORT – para que serve, para quem serviu e a quem serviu?

Milhões gastos pelos “procuradores do senhor Palma”, para justificar como?

Serviu a muita gente, isso serviu.

Prejudicou muita gente, sim prejudicou.

Ninguem paga essa factura?

«Tal como o DN adiantou ontem, a investigação ao caso está praticamente concluída, sendo que, até agora, não foram recolhidos elementos que indiciem o envolvimento do primeiro-ministro, José Sócrates, em práticas ilegais. Os procuradores Vítor Magalhães e Paes de Faria concentram as atenções no actual grupo de arguidos, considerando-os como os principais responsáveis em todo o processo de licenciamento do caso Freeport. À cabeça estará Carlos Guerra, antigo presidente do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), o organismo que, aliás, tomou a iniciativa de, em 2001, propor a alteração dos limites da ZPE. Carlos Guerra, segundo informações já vinda as público, está indiciado pelo crime de corrupção passiva para acto ilícito. Isto porque, já em 2004, Carlos Guerra foi trabalhar para Manuel Pedro, um dos arguidos do processo e antigo sócio da empresa Smith&Pedro, recebendo um adiantamento de 75 mil euros. Terá sido esta a contrapartida? "Trabalhar para alguém não é crime", disse ao DN fonte próxima de Manuel Pedro. Nesta linha "encaixa" ainda José Manuel Marques, antigo quadro do ICN e da Câmara de Alcochete: este técnico conseguiu uma avença de mil euros/mês com o Freeport, estando indiciado no processo judicial por corrupção passiva. "Ele estava autorizado a trabalhar para a Freeport", sublinhou a mesma fonte.» [Diário de Notícias]

TGV - AVE e "oh tempo volta pra trás"




Os cretinos dos governos dos outros países da Europa quando pensaram no AVE, TGV, Etc, não deviam estar bons de cabeça.
Para alem dos problemas de emprego... a civilização fica muito mais longe para os menos abastados.
Ou será que MFL e os seus acólitos querem que fiquemos como no tempo de Salazar, longe da Europa e da "civilização"


Professores - regresso ao "trabalho"

"Em sonhos"

Com a enorme preocupação de não chegarem a tempo ao seu primeiro dia de trabalho do novo ano escolar, por todo o país, era esta a situação das auto-estradas e estradas ao final da tarde de hoje, motivada pelo regresso de férias dos professores.

29 agosto, 2009

CAVACO SILVA

Não comenta. Quem cala consente.

 

Cavaco Silva recusou-se hoje a comentar a notícia avançada há cerca de uma semana pelo PÚBLICO em que um membro Casa Civil do Presidente da República se questionava sobre a possibilidade de haver assessores de Belém sob vigilância.

PSD - Etica ?

ÉTICA ou TIRO NO PÉ?

Novamente, bem prega Frei Tomás...

Quem pode acreditar na “verdade” deste PSD?

“PSD: Polémica sobre listas na Universidade de Verão do partido

Teixeira da Cruz quer ética

O tema principal da sua intervenção era a Justiça, mas a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Paula Teixeira da Cruz, aproveitou ontem o debate na Universidade de Verão do PSD para falar de ética e da oportunidade perdida pelo partido na formação das listas às legislativas.”

Futebol

Futebol – Seleção nacional?

A selecção está a caminho da desagregação - longe está o tempo das bandeiras das “Quinas”

Queiros, um vaidoso sem nível para o desempenho de treinador da selecção e quem o contratou, deveriam de ter vergonha na cara de trazerem mais um brasileiro para vestir a já muito debotada camisola da selecção de futebol.

“”Carlos Queiroz convocou Liedson para os próximos dois jogos da Selecção Nacional.

O jogador do Sporting, nascido no Brasil, é o sexto atleta naturalizado a ter a oportunidade de vestir a camisola de Portugal””

Emigrantes burlados por “PSD”

 

Com tantos, os escolhidos pela Manuela FerreiraLeite que dava para fazer um circulo eleitoral dos “candidatos com problemas com a justiça”

 

“”Emigrantes queixam-se de candidato do PSD

O n.º 2 do PSD para o círculo da Europa é acusado por emigrantes portugueses na Alemanha de os ter burlado com um esquema de aplicações financeiras e generosas taxas de juro, que terminou em falências e perda do dinheiro investido, avança a edição do SOL desta sexta-feira””

 

 

TGV

 

“”As linhas da rede de alta velocidade ferroviária (TGV), que estiveram no centro da discussão nas últimas Cimeiras Ibéricas, vão passar para segundo plano este ano, num momento em que Portugal acaba de alterar as prioridades nas ligações.

 

A ausência da ministra espanhola do Fomento, Magdalena Álvarez na cimeira de Évora indica que o assunto deverá este ano ser discutido apenas pelos secretários de Estado que tutelam os transportes nos dois países.

 

As ligações entre Porto e Lisboa e entre Lisboa e Madrid passaram a ser prioridades para o Governo liderado por José Sócrates, relegando para segundo plano a linha que deverá ligar o Porto a Vigo, na Galiza.

 

O executivo português está a reavaliar a sustentabilidade desta ligação, que segundo o plano inicial era a primeira a avançar, podendo acabar por ser construída apenas para velocidades mais baixas.

 

Mário Lino ignora assim o pedido da homóloga espanhola, que na reunião que decorreu em Lisboa, em Maio deste ano, pediu a Portugal um impulso da linha dado o alto nível de execução em que se encontra a linha em Espanha.

 

Segundo a secretária de Estado dos Transportes, «as datas acordadas em anteriores cimeiras revelam-se irrealistas e fisicamente inexequíveis, atendendo ao ponto de situação do empreendimento e à data de tomada de posse deste Governo».

 

O primeiro-ministro também já admitiu prazos mais dilatados para o projecto, embora tenha garantido o empenho na construção das ligações previstas.

 

O projecto volta assim à estaca zero, no que diz respeito a prazos de execução, devendo ocupar grande parte das discussões entre os governantes na Cimeira Ibérica de Évora.

 

O traçado da linha de alta velocidade foi acordado entre Portugal e Espanha, em 2003, na Cimeira Ibérica, que decorreu na Figueira da Foz.

 

Portugal apresentou, na altura, quatro ligações a Espanha, Porto-Vigo, Lisboa-Madrid e Aveiro-Salamanca, uma linha entre Lisboa e Porto e uma linha entre Évora e Faro, a última a avançar e a depender de estudos.

 

No total, estimava-se que o projecto custaria 12,5 mil milhões de euros, com o Orçamento do Estado a financiar entre 10 e 20 por cento, os fundos de coesão entre 30 e 40 por cento e entre 15 a 20 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

A Linha Porto-Vigo seria a primeira a ficar pronta, em 2009, custando 1,367 mil milhões de euros.

 

A ligação Lisboa a Madrid, em duas horas e quarenta e cinco minutos, tinha um custo 1,774 mil milhões de euros e deveria estar pronta em 2010, servindo as cidades de Lisboa e Évora.

 

A ligação Aveiro a Salamanca custaria 2,177 mil milhões de euros e estaria pronto em 2015, servindo os portos de Leixões e Aveiro, privilegiando o norte de Portugal como uma rota de mercadorias, além de passageiros e as cidades de Aveiro e Viseu.

 

A ligação Faro a Huelva em meia hora custaria 2,61 mil milhões de euros e seria a última a estar pronta, em 2018, servindo a região turística do Algarve e os aeroportos internacionais de Faro e Beja.

 

A ligação entre Lisboa e Porto, em menos de uma hora, custaria 4,2 mil milhões de euros e estará pronta em 2013, servindo as cidades Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria/Fátima e Lisboa.

 

Durante o governo de Santana Lopes, António Mexia, que assumiu a pasta dos Transportes, decidiu mexer no traçado desta última ligação, ao usar a linha convencional em alguns troços para reduzir os custos e acelerar a construção.

 

Este Governo assumiu desde o início que iria reavaliar as opções do executivo anterior, criando uma comissão de especialistas para estudar as ligações entre Lisboa e Porto e Lisboa e Madrid.””