23 janeiro, 2009

Professores

Para além de já não aparecer todos os dias nas primeiras páginas dos jornais e nos noticiários das Tv, já se lhe nota uns tiques de nervosismo e falta de confiança quando, debita a sua habitual cassete para aqueles orgãos de comunicação social.
(Será que no final do mês lhe será descontado no salário, o dia de Greve?)

A Fenprof lamenta a rejeição pela maioria socialista na Assembleia da República (AR) de uma proposta do CDS-PP para suspender a avaliação dos professores, reiterando que este processo já foi abandonado por docentes de centenas de escolas.

Professores

Com a devida vénia.
In " causa Nossa"

"Salvar o ensino"
[Publicado por Vital Moreira] [Permanent Link]
«Professores vão pedir a Cavaco que dissolva AR e "salve o ensino"» -- anuncia o
Diário de Notícias.E quem salva o ensino destes professores?!

Professores verso PCP

Quem diria?
A luta quando começa a fugir, deitar para o lixo, é o sistema do PCP.

Decisão não foi tomada em conjunto
Quatro dirigentes do Sindicato dos Professores do Norte demitem-se do PCP

23.01.2009 - 20h46 Lusa
Quatro dirigentes do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) demitiram-se do PCP, acusando o partido de se imiscuir na vida interna da estrutura sindical. A decisão, segundo um dos demissionários, não foi tomada em conjunto."Os sindicatos são estruturas independentes quer o PCP goste ou não goste", disse Júlia Vale, membro do secretariado nacional e do conselho nacional da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e dirigente do SPN.

Manuela Moura Guedes

Passatempo das sextas- feiras
"Ouvir" o notíciário sem som
Como se dizia, em calão, há uns anos - é de partir o coco.

Manuela Ferreira Leite

Alguem saberá por onde anda, desde há uns tempos, esta senhora?

Professores

Podemos não estar de acordo com uma Lei da República, mas temos a obrigação e o dever de a cumprir. Mais, a Lei, obrigatóriamente tem que ser cumprida.
O Governo aprovou, o Presidente da República promolgou, foram tiradas as dúvidas na Assembleia da República, a grande maioria dos portugueses, em especial os pais e familiares dos alunos são a favor da avaliação, nada mais há a fazer que cumprir.
Ou será que os professores também não condenam um aluno que vá contra as normas vigentes na escola, só porque diz aos berros e em manifestação insultuosa contra o professor, que não quer cumprir essa norma?
Não sejamos ridículos.
Maioria PS chumba suspensão da avaliaçãoA maioria PS chumbou hoje o diploma do CDS-PP para suspender a avaliação dos professores.
O diploma foi rejeitado com os votos contra de 116 deputados do PS. Os deputados do PS Manuel Alegre, Eugénia Alho, Júlia Caré, Teresa Portugal e a independente Matilde Sousa Franco votaram a favor do diploma.
Os deputados do PS João Bernardo e Odete João apresentaram declarações de voto.
PSD, Bloco de Esquerda, PCP, CDS-PP e os deputados não inscritos, um do CDS-PP e do PCP votaram a favor

Homossexossuais

Quem quiser que se case.
Não estou a pensar ser convidado para uma dessas cerimónias. Liberdade de escolha. Eles e elas existem, todos o sabemos. Que se "amanhem" como e do modo que entenderem


Líder da JS não concorda com SoaresReagindo às declarações do fundador do PS Mário Soares, que colocou a defesa do casamento dos homossexuais como um tema próprio da agenda da extrema-esquerda, o líder da Juventude Socialista (JS) veio já a público defender a discussão do tema como algo fundamental para toda a esquerda, além de não colocar em causa a atenção que deve ser dada a outras questões.

Manuel Alegre - a mania pior que a doença

A mania das grandezas (políticas e pessoais) é muito pior que a doença ( a ideia mórbida de querer ser Presidente da República e de ser o arauto, único, da Esquerda e da Verdade Política.)
Que se dane, não acredito nele, por ser demasiado vaidoso, auto-convencido e presunçoso

Manuel Alegre: «Não respondo perante nenhum ministro»
Manuel Alegre criticou hoje o discurso do ministro Augusto Santos Silva sobre liberdade e responsabilidade, avisando que não responde perante nenhum membro do Governo, mas atacou também a pressão exercida por alguns professores em relação aos deputados.

Obamamania II

Obamamania

Professores - Avaliação

Este senhor Professor Primário, é um lírico.

Então, ele próprio quer enganar alguém ou si próprio de que os professores querem sere avaliados?

Não, está mais que demonstrado que os professores, ao fim de mais de 2 anos - doooooiiiiiiiissssss annnnnoooooossss, nunca quizeram ser avaliados.

Inventaram sempre os mais variados entraves a que a avaliação se consumasse.

Tanta hipocrisia, não.

Este senhor professor deveria ter tomado esta actitude, há dois anos, não agora.

Volte para a sua escola, pois para deputado, terá esgotado o seu crédito.


 


 

O projecto de Lei do CDS que visa a suspensão do Avaliação dos professores é votado hoje na Assembleia da República.


Prevê-se que poderá ser "chumbado", até porque o Deputado João Bernardo, do Partido Socialista já anunciou que, ao contrário do que fez há um mês atrás, irá votar contra.

Que é este senhor ? Nada mais, nada menos do que um Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico.

E que disse ele há um mês, na sua declaração de voto ? Cito:


 

"Defendo uma escola pública de qualidade, com profissionais valorizados e que sejam sujeitos a uma avaliação profissional centrada na prática pedagógica, promotora do mérito e que valorize a actividade lectiva.
O processo de avaliação do pessoal docente assente no processo do primeiro concurso de acesso a professor titular tirou rigor e capacidades práticas a uma relação de autenticidade, de competência e de confiança, para que se possa efectuar uma avaliação entre pares.
O modelo de avaliação implementado demonstrou-se demasiado complexo e burocrático, o que provocou um enorme desgaste em todos os agentes envolvidos (conselhos executivos, avaliadores e professores em geral).
Não pode, no entanto, o sistema educativo suspender (anular) um processo de avaliação dos seus profissionais, em nome da credibilidade e da defesa da escola pública, em que assenta todo o nosso sistema educativo.
Neste sentido, considero positivas as recomendações apresentadas no projecto de resolução n.º 405/X (4.ª), do CDS-PP, sobre a suspensão e simplificação de desempenho de pessoal docente e alteração dos mecanismos de avaliação, nomeadamente:
1 — a) O ano lectivo 2008/2009 estabeleceria a suspensão de um conjunto de normas legais que libertaria muita da carga burocrática e supressão de normativos perfeitamente dispensáveis. Além disso, dispensaria do processo de avaliação os professores que já atingiram o topo da carreira;
b) Determinava-se a antecipação do processo de negociações previsto no memorando de entendimento entre o Ministério da Educação e os sindicatos, previsto para o final do ano lectivo, por forma a encontrar um novo modelo de avaliação mais credível, mais simples e mais objectivo.
2 — Apontava ainda o CDS-PP para um modelo de avaliação que nos parece perfeitamente aceitável, ainda que outros pudessem ser propostos e devessem ser fonte de diálogo e solução a estabelecer ente sindicatos e Ministério da Educação.
Estas duas recomendações, a ser aplicadas, trariam à escola pública a tranquilidade, a exigência e o rigor necessários à sua inequívoca melhoria, mantendo a avaliação, mas salvaguardando a qualidade do processo.
"

22 janeiro, 2009

Espanha - Portugal

Zamora
Bom vento, Bom casamento?

Freeport

Eleições à porta.
Sempre há quem goste de fazer caça às bruxas.
Quando Sócrates foi eleito, nessas eleições, tudo fizeram para denegrir a sua imagem.
A imprensa, usa e abusa da "insinuação" sem que lhes seja pedida responsabilidade.
O primeiro-ministro José Sócrates expressou esta quinta-feira o desejo de que «as autoridades judiciais façam o seu trabalho», num comentário às buscas realizadas à residência e à empresa do seu tio, Júlio Carvalho Monteiro, no âmbito do processo Freeport.

«Espero que as autoridades façam o seu trabalho e que o façam de uma forma rápida. E que produzam resultados», acrescentando: «Eu ouvi falar desse caso em 2005 (ano de eleições) e agora volto a ouvir falar em 2009, quando vamos disputar também eleições».

Sobre o projecto Freeport deu a «garantia de que o licenciamento foi feito obedecendo a todas as normas legais da altura». «Eu era ministro do Ambiente, mas não participei nesse licenciamento», acrescentou, sublinhando uma vez mais a legalidade de todo o processo.

As diligências desencadeadas esta manhã foram determinadas pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal, com o apoio da PJ

Professores – a República das bananas

Começam a perder a batalha e já estão a iniciar mais uma confusão. O PCP não desiste. Hoje é mais fácil criar um quaqluer "Movimento" que passar por uma padaria e pedir um "papo seco".

O PCP precisa da "confusão" para se movimentar.

Alguem diz e com razão - Ainda não terminou a luta contra a avaliação, que por artes mágicas se transformou em luta contra o estatuto, e já os sindicatos dos professores encontraram mais uma bandeira para alimentarem a confusão nas escolas. A agora querem que se continue a entrar para a carreira de professor prestando menos provas do que as exigidas para cantoneiro?

Só que estes professores, por não serem estúpidos, devem ser chamados de "subversivos" – então não sabem que o Presidente da Republica publicou toda a legislação relativa às avaliações e ao estatuto da carreira docente?

«O Movimento de Mobilização e Unidade dos Professores (MUP) vai pedir ao Presidente da República (PR) que dissolva o Parlamento. Este repto é encarado como a única forma de derrotar as "políticas destrutivas do Governo e salvar o ensino em Portugal" e poderá ocorrer no sábado, na concentração em frente ao Palácio de Belém. » [Diário de Notícias]

21 janeiro, 2009

Isto está uma autêntica rebaldaria

A greve 

[Publicado por Vital Moreira] [Permanent Link

Na greve dos professores de anteontem foram de novo encerradas muitas escolas (embora menos do que na greve anterior).
Ora o direito à greve, como recusa colectiva da prestação laboral, não inclui o direito de encerramento dos estabelecimentos públicos (nem aliás de empresas privadas), o que impede o pessoal que não está abrangido pela greve (pessoal auxiliar, pessoal técnico) de trabalhar e prejudica os utentes da escola (bibliotecas, refeitórios, recintos desportivos, etc.). Os conselhos directivos, e os seus membros, nessa qualidade, não gozam do direito à greve, incumbindo-lhes, pelo contrário, manter os estabelecimentos abertos e em funcionamento em tudo o que não dependa da greve.
O encerramento das escolas "à boleia" da greve constitui portanto um manifesto abuso de poderes, que os titulares de cargos públicos, como é o caso, não se deveriam permitir, nem lhes deveria ser consentido.

Magalhães - versão II

Desta vez, o Magalhães não causou tanta polémica, talvez por falta de argumentos dos seus opositores (políticos)

Com novas características diferenciadoras do anterior modelo e um design mais apelativo, foi a 08/01/09, apresentado o novo membro da família «Magalhães».

O momento foi também tido como oportuno para fazer um balanço dos seis meses da chegada deste portátil ao mercado



O novo «Magalhães» aposta no exercício da escrita manual .

O Oceanário de Lisboa foi hoje palco para a primeira apresentação do novo «Magalhães», com data de chegada ao mercado prevista para o início do próximo ano lectivo, que irá co-existir com o modelo já existente.

O novo portátil incorpora uma caneta/rato, que permite à criança exercitar a escrita manual directamente para o computador, tem um ecrã de 10.1 polegadas e uma saída VGA para ligar o computador a um monitor de TV. Além disso, dispõe de uma ranhura interna para ligação 3G/WIMAX e terá uma capacidade de armazenamento de 80 a 160 GB. Um software de leitura que permite usar o portátil em diferentes ambientes de luz e um leitor de cartões 4 em 1, são as restantes características da máquina.

O modelo apresentado deverá ser lançado no início do próximo ano lectivoA apresentação do novo «Magalhães» aconteceu graças à assinatura de um Memorando de Entendimento, em Novembro passado, entre a JP Sá Couto, responsável pelo Projecto Magalhães, a Intel e o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEEIA) que permitiu desenvolver o portátil português.

Em 2008, a JP Sá Couto facturou 165 milhões de euros, dos quais 14,5 milhões correspondem ao «Magalhães». Actualmente, a companhia produz 150 mil portáteis por mês, não deixando de parte a hipótese de aumentar o número de unidades para as 250 mil, a partir de Abril. No que diz respeito às vendas, o ano passado foram comercializadas 65 mil unidades (50 mil no âmbito do e-escolinha e 15 mil no comércio a retalho). Para este ano, a JP Sá Couto tem previsto um investimento no valor de 30 milhões de euros, 10 milhões em equipamento básico e 20 milhões de infra-estrutura, que, a partir do último trimestre, contemplará o novo modelo «Magalhães».

Ambos os modelos do «Magalhães» vão co-existir nos mercados em que serão comercializadosA nível internacional, foram já vendidas 1 milhão de unidades para a Venezuela e está prevista a exportação de 1 milhão de unidades para a Angola, 1 a 2 milhões para a Líbia e, em quantidade ainda a determinar, para o Equador. Em vista, a JP Sá Couto tem ainda a realização de negócios com Moçambique, Argentina, México, África do Sul e Quénia, sendo que o «Magalhães» poderá também chegar a Cabo Verde, Macau, Timor, Emirados Árabes Unidos, Bélgica, Hungria e Roménia.

A apresentação mundial do novo elemento da família «Magalhães» terá lugar amanhã na CES, o maior evento de electrónica do mundo, a decorrer em Las Vegas. No entanto, o modelo físico só será dado a conhecer em Setembro. <In PCGuia>

Obama


Quem consegue ser prior numa Freguesia destas?
Afinal trouxe ou não trouxe?

"O discurso de Obama não trouxe nada de novo. Mas trouxe princípios. Novos princípios. Princípios que não estamos habituados a ver proclamados e seguidos nos EUA".
José Leite Pereira, "Jornal de Notícias", 21-01-2009

20 janeiro, 2009

Barak Obama






Fotos <20minutos.es>

Professores - que porca miséria


Comenbtário a um comentário de uma senhora "professora", no Público de hoje

Finalmente, alguém que sabe o que diz (a grande maioria deve ser estúpida)
e que vê o que mais ninguém quer ver...(para alem de estúpidos, são cegos)
Que a escola pública está uma desgraça, ( a culpa deve ser deste Governo e desta Ministra) ( qual tem sido a "ajuda" dos professores?)
os miúdos (pelos menos os meus) chegam ao 8º ano sem saberem escrever, (a culpa deve ser da Ministra e do governo ou não será dos professores?)
sou de ciências e muitos dos trabalhos de casa que mando fazer são de português... O facilitismo tem imperado, (qual facilitismo?)
cada vez é mais difícil chumbar um aluno, ( a ideia desta professora é chumbar os alunos e não os ajudar a passar - claro dá menos trabalho, porque não haverá esforço para puxar pelo aluno)
há decretos a torto e a direito,(que têm os decretos a ver com a qualidade dos professores)
planos de recuperação, de acompanhamento e sei lá mais o quê. ( Claro, trabalhos a mais para os professores, isso é que não)
Os miúdos não sabem nada de nada, poucos são os que têm um mínimo de cultura geral sobre seja o que for... (pelos vistos os professores em nada contribuiram para que tal esteja a acontecer)
e para ajudar à festa vem esta avaliação da treta ( esta é uma avaliação da treta e a outra pseudo avaliação era de quê')
que ninguém entende e que não serve para coisa nenhuma...( Pelos vistos, estes senhores professores, terão que fazer um estágio para aprenderem o que têm que fazer sobre a avaliação - não será este tipo de argumento, uma bela treta?)
Os professores, com as novas alterações, ( com o sistema antigo, para alem de ser a mesma coisa, tem uma outra diferença - bons e maus, subiam sempre na carreira)
só têm aulas assistidas se quiserem e só são avaliados na sua componente lectiva se pedirem Mt Bom ou Excelente... Ora, um mau professor fica no seu canto, (pelo menos, fica-se a saber quem é MAU e não progride na carreira como até aqui )
contenta-se em tentar chegar ao Bom e nunca chega a ser avaliado dentro de uma sala... e eu pergunto: então qual é o objectivo da avaliação? (Não tem moral para dizer que os alunos não sabem nada - não tem capacidade de raciocínio para ver a diferença apenas não quer ser avaliada para que tudo fique na mesma)
não deveria ser avaliar os professores na sua competência para ensinar? (Não é isso que se pretende e que os professores não querem?)
Já sei, temos o Magalhães! (Que têm o Magalhães a ver com a avaliação ?)
Até deve ter corrector ortográfico e tudo... ( Claro que para este tipo de professores, não será necessário um corrector ortográfico - terá que ser um "avaliador" de vocação e de inteligência)

Professores


O Sindicalista professor, cujo curriculum se desconhece, como docente, se alguma vez o foi, Mário Nogueira, mesmo antes do início das aulas, já adiantava os 90% de adesão à greve. Talvez tenha consultado alguma bola de cristal, para adiantar tal percentagem de adesão.
Como sempre, nestas ocasiões, aproveita uma das poucas televisões que esteve disponível para ouvir a sua habitual "cassete" onde promete outras formas de luta, sempre com aquele seu ar de gozo. Não sabemos se estaria a pensar nos professores ou nos pais dos alunos, em especial daqueles que tiveram que faltar aos seus empregos para ficarem em casa para cuidarem dos seus filhos.
Curioso é que utilizou desta vez o slogam da razão da greve como greve para uma educação de qualidade.
Por estranho que parece, Mário Nogueira só há muito pouco tempo passou a falar de EDUCAÇÃO. Antas falava de tudo, menos da educação, das escolas e dos alunos. Decidiu desta vez, gozar com a grande maioria dos portugueses, pois até parece que todas as actitudes que os professores têm tomado, são a favor de uma educação de qualidade.Quase que começamos a ficar convencidos que as suas propostas, como a da auto-avaliação, melhor, da não avaliação, são no sentido da educação de qualidade. Só agora Mario Nogueira diz que se preocupa com uma educação de qualidade quando as formas de luta dos professores começam a ser postas em causa?
A educação de qualidade é precisa, mas no ensino, todos têm de criar e produzir esse ensino com qualidade. Isso não poderá nunca acontecer enquanto não se souber e escolher entre os bons e os maus produtores no ensino. Para tanto e para o sabermos é preciso e obrigatório avaliar a sua prestação.
Mário Nogueira e a grande maioria dos professores, quando não havia restrições à progressão automática da carreira nem avaliação digna desse nome, as escolas nunca produziram um ensino de qualidade?