18 novembro, 2014

Cavaco Silva - O Gastador

O senhor Presidente vai ter muito trabalho, para limpar o pó de tanta miséria que fez nos seus dois mandatos, será por isso que precisa dum enorme escritório.
Ainda faltam os custos com o pessoal.
Se falamos em Cavaco Silva, devemos tambem falar nos outros ex-presidentes ainda vivos. 
Quanto gastam por ano dos impostos do Zé Povinho?

"O Presidente já escolheu onde quer trabalhar a partir de 2016. As obras vão começar em breve e custam 475 mil euros. Ex-presidentes da República têm gabinetes próprios, que contam muitas histórias
.De um palácio cor-de-rosa para um convento cor-de-rosa. Quando tiver de deixar o Palácio de Belém, em Março de 2016, o Presidente da República já tem a escolha de gabinete feita: uma parte de um Convento em Alcântara. Cavaco Silva já está a preparar o futuro pós Presidência da República, já deu ordem para avançar com as obras que vão custar 475 mil euros e a assinatura do contrato vai acontecer em breve.O antigo Convento dominicano, maltratado no tempo da República, terá nova vida daqui a pouco mais de um ano. Ironia do destino: será agora o Presidente da mesma República que lhe deu dias difíceis a dar-lhe nova vida, a de gabinete de trabalho quando deixar a lides de Chefe de Estado. Ao gabinete do Presidente, juntar-se-ão também serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros, – ao qual está afeto o edifício -, nomeadamente do Instituto Diplomático.
As obras começam em 2015, um ano antes da despedida de Belém. A escolha do edifício foi feita entre a Secretaria Geral da Presidência da República e a Direção Geral do Tesouro e Finanças. Em resposta ao Observador, a Presidência da República diz que foi estudada a “disponibilidade de imóveis do Estado para o efeito” e “foi decidida a afetação de uma área correspondente a cerca de 10% do Convento do Sacramento, em Alcântara, pertencente ao Património do Estado, para a instalação do gabinete de trabalho do futuro Ex-Presidente da República”. A escolha do sítio foi feita, de acordo com a Presidência da República, com base em critérios de funcionalidade do espaço e a solução que se afigurava a “mais económica possível”.
O Convento vai sofrer obras de reabilitação e a parte do gabinete será suportada pelo Orçamento da Presidência da República. O concurso da obra foi lançado em pleno mês de Agosto, sexta-feira dia oito, e já foi entretanto “adjudicada [a obra], em concurso público, por 386 mil euros + IVA”. A obra teve o ok do Tribunal de Contas. Há dez anos, o restauro da Casa do Regalo custou 746 mil euros."

Sem comentários: